Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Homem, 30 anos de idade, indigente, trazido ao pronto-socorro por queda do estado geral e tosse seca, não produtiva. Ao exame, encontrava-se desidratado ++/4, descorado ++/4, taquipneico (FR = 35 ipm) e febril (37,6ºC). Apresentava pectorilóquia áfona e sopro tubário em ápice à direita, em dorso. Assinale a alternativa correta:

A
Isolamento em pressão positiva na chegada.
B
Isolamento com máscara após baciloscopia.
C
Isolamento em pressão positiva após baciloscopia.
D
Isolamento em pressão negativa após baciloscopia.
Assinale a opção correta sobre as obstruções duodenais do recém-nascido:
Paciente de 45 anos, obeso, tabagista, com diagnóstico de hérnia inguinoescrotal gigante, recidivada à direita. No ato operatório constatou-se a presença de uma hérnia de componentes direta e indireta. Segundo a classificação de Nyhus este paciente tem uma hérnia:
Paciente com 35 anos apresenta tumoração próxima ao ânus, com dor intensa, febre, mal-estar, calafrios e tenesmo retal. Assinale a alternativa correta. 
Na questão a seguir encontram-se afirmações sobre o tema proposto. Teste o seu conhecimento escolhendo a alternativa que contenha 3 afirmações verdadeiras. Tema: Principais complicações cirúrgicas - PARTE I: I-Aspiração pulmonar é uma complicação evitável na maioria dos casos, entretanto sua ocorrência, quando associada à pneumonia, se relaciona a altas taxas de mortalidade. II-Atelectasia é uma complicação pulmonar pouco frequente. Sua incidência é maior em portadores de doença pulmonar preexistente, idosos e obesos. III-Infecção urinária é a complicação infecciosa mais frequente no pós-operatório. IV-O tratamento do íleo pós-operatório funcional é de suporte. Jejum, reposição hidroeletrolítica e colocação de sonda nasogástrica são medidas iniciais que respondem com sucesso na maioria dos casos. V- A causa de febre mais comum nas 72 primeiras horas de pós-operatório é atelectasia pulmonar e, entre 5º e 8º dia, infecção do sítio cirúrgico. VI-Seroma é uma coleção de sangue ou coágulo na ferida e é a complicação de ferida operatória mais comum. A alternativa que contém três afirmações corretas é:
Compartilhar