Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Homem, 30 anos de idade, indigente, trazido ao pronto-socorro por queda do estado geral e tosse seca, não produtiva. Ao exame, encontrava-se desidratado ++/4, descorado ++/4, taquipneico (FR = 35 ipm) e febril (37,6ºC). Apresentava pectorilóquia áfona e sopro tubário em ápice à direita, em dorso. Assinale a alternativa correta:

A
Isolamento em pressão positiva na chegada.
B
Isolamento com máscara após baciloscopia.
C
Isolamento em pressão positiva após baciloscopia.
D
Isolamento em pressão negativa após baciloscopia.
Pré-escolar de três anos, bom estado de saúde prévio, apresenta um quadro de pneumonia com derrame pleural de volume moderado. A toracocentese extraiu-se líquido turvo. O agente etiológico mais provável para este caso é:
Derrame pleural com quadro evolutivo rápido, exame radiológico de pneumatoceles, derrame pleural e abscesso pulmonar, em lactente de 6 meses, com broncopneumonia e estado geral comprometido; trata-se de infecção causada mais provavelmente por:
Com relação às doenças cerebrovasculares (DCVs), assinale a alternativa correta.
A avaliação da idade gestacional e peso dos recém-nascidos permitem classificá-los em grupos de risco, conhecimento esse de grande importância para o acompanhamento dos mesmos pelo profissional de saúde. Em relação à classificação do RN assinale a alternativa correta:
Compartilhar