Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Cirurgia Geral

Homem, 30 anos, é extricado após 2 horas de grave acidente automobilístico. Apresenta sinais vitais estáveis, fraturas de costelas e movimento paradoxal à direita. Radiograma de tórax mostra grande contusão pulmonar, sem envolvimento pleural. A saturação de oxigênio é de 88%. Qual é o tratamento correto para este caso, logo após aplicação do ATLS?

A
Cricotireoidostomia e ventilação mecânica com PEEP.
B
Estabilização da parede com pesos e ventilação com máscara com O² a 100%.
C
Cirurgia para fixação das múltiplas fraturas.
D
Bloqueio anestésico intercostal, ventilação com O2 a 100% e observação.
E
Intubação orotraqueal e ventilação mecânica.
Um menino, com 5 anos de idade, é atendido com queixa de manchas no corpo e febre não aferida há 4 dias. Ao exame, nota-se petéquias disseminadas, adenopatia generalizada e hematomas em tronco e membros. No abdome, palpa-se o fígado a 4 cm do rebordo costal direito e baço a 3 cm do rebordo costal esquerdo. O diagnóstico mais provável é:
Em relação ao carcinoma epidermoide de esôfago, são apresentadas as afirmativas abaixo. I. Neoplasias prévias de trato respiratório e digestivo são fatores de risco para este tipo de câncer. II. A presença de doenças esofágicas pré-existentes, como acalasia e estenose cáustica, aumenta o risco desta neoplasia. III. Os pacientes com diagnóstico de esôfago de Barrett devem ser acompanhados sistematicamente pelo risco aumentado para esta neoplasia. Qual é a alternativa correta?
Januário tem 58 anos, trabalha na construção civil como ajudante de obra e há 2 meses, após esforço físico importante, notou aparecimento de abaulamento doloroso em região inguinal direita que diminuía de tamanho com repouso. Nega queixas urinárias associadas e informa ser fumante de 1 maço de cigarro/dia há 15 anos. Ao exame clínico a altura é 165 cm e o peso é 98 Kg. Para determinar se a hérnia de Januário é direta ou indireta, a(s) estrutura(s) anatômica(s) que deve(m) ser avaliada(s) é(são):
A profilaxia com imunoglobina anti-Rh no pós-parto na doença hemolítica perinatal, está indicada quando o recém-nascido for Rh:
Compartilhar