Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Dermatologia

Homem, 32 anos de idade, 67 kg e 1,70 m de altura procura unidade básica de saúde com queixa de tosse e expectoração há 4 semanas. Feita investigação diagnóstica com realização de uma radiografia de tórax e 3 baciloscopias, foi confirmado o diagnóstico de tuberculose pulmonar e iniciado tratamento com rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol: 4 cps em dose única, uma hora antes do almoço. Paciente retorna após 10 dias, queixando-se de náuseas e vômitos nos dois últimos dias. Além de sintomáticos, a conduta mais adequada para este caso seria orientar o paciente a:

A
Suspender o tratamento até a melhora dos sintomas.
B
Reduzir a dose para 2 cps ao dia até melhora dos sintomas.
C
Tomar as medicações junto com uma das refeições.
D
Ingerir as medicações em jejum, pela manhã.
Nos pacientes traumatizados que estão em tratamento na Unidade de Tratamento Intensivo os cuidados no restabelecimento e manutenção da homeostasia constituem o principal objetivo. Em qual dos itens abaixo encontramos um conceito que não está em concordância com os conhecimentos atuais:
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a frase. Os reflexos primitivos de Moro e tônico-cervical assimétrico são mais importantes como indicadores de paralisia cerebral quando:
Qual das manifestações clínicas do lupus eritematoso sistemico, abaixo citadas, é considerada a menos frequente?
A anemia falciforme é frequente em nosso meio e caracterizada por doença hemolítica crônica e grave, resultante da destruição prematura dos eritrócitos. Relativamente a esta doença, indique a assertiva correta:
Compartilhar