Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Homem, 35 anos, foi vítima de trauma abdominal fechado, por desaceleração brusca em acidente automobilístico. A equipe de resgate informou que o paciente estava com cinto de segurança de 2 pontas, colocado de forma incorreta. Foi observada equimose linear transversa na parede abdominal. Á palpação abdominal observou-se descompressão dolorosa mais acentuada na parte central do abdome. Á ausculta havia diminuição da peristalse. A víscera mais provavelmente lesada é:

A
Cólon.
B
Fígado.
C
Bexiga.
D
Intestino delgado.
E
Duodeno.
A galactosemia é um erro inato do metabolismo da galactose e suas principais manifestações clínicas são baixo ganho ponderal, icterícia colestática, hepatomegalia, retardo mental, catarata e aumento da suscetibilidade a infecções, principalmente por E. coli. Neste erro inato do metabolismo, a conduta dietética considerada a mais adequada é:
Mulher de 55 anos aprensenta dor intensa no olho direito com diminuição da acuidade visual neste olho, acompanhada de náuseas e vômitos. Inspeção: hiperemia ocular, midríase paralítica e edema de córnea. Nessa situação a hipótese diagnóstica é:
Assinale a assertiva correta em relação ao desenvolvimento motor e cognitivo dos lactentes.
T. O., sexo masculino, 60 anos, procurou o médico de sua área na US porque iniciou com sintoma de vertigem rotatória, intensa, acompanhada de náuseas e vômitos. Nega sintomas auditivos. Relata melhora dos sintomas ao permanecer imóvel e piora com movimentação. Nega febre ou outros sintomas. Ao exame físico e neurológico, não apresenta alterações. Ao realizar a manobra de Nylen-Bárány, você observou nistagmo fatigável, durando menos de um minuto, horizontal. O diagnóstico e a conduta são, respectivamente:
Compartilhar