Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Homem, 35 anos, foi vítima de trauma abdominal fechado, por desaceleração brusca em acidente automobilístico. A equipe de resgate informou que o paciente estava com cinto de segurança de 2 pontas, colocado de forma incorreta. Foi observada equimose linear transversa na parede abdominal. Á palpação abdominal observou-se descompressão dolorosa mais acentuada na parte central do abdome. Á ausculta havia diminuição da peristalse. A víscera mais provavelmente lesada é:

A
Cólon.
B
Fígado.
C
Bexiga.
D
Intestino delgado.
E
Duodeno.
Sobre doenças exantemáticas na infância, assinalar a alternativa INCORRETA.
Mulher de 64 anos, obesa, com história de hipertensão arterial e diabetes mellitus, há 3 meses com edema generalizado insidioso de evolução progressiva, fadiga e dispneia de esforço. A radiografia de tórax revelou congestão pulmonar sem cardiomegalia. Eletrocardiograma de repouso mostrou hipertrofia ventricular esquerda sem distúrbios da condução ou sinais de infarto miocárdio prévio. Neste caso, um ecocardiograma com Doppler provavelmente revelará:
Na valvopatia mitral pura é correto afirmar que:
Paciente de 65 anos, com queimaduras que atingiram 8% da superfície corporal, classificadas como de terceiro grau que ocorreram em ambiente fechado. Evoluiu para óbito cinco dias após por infecção originária provavelmente de:
Compartilhar