Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Homem, 35 anos, foi vítima de trauma abdominal fechado, por desaceleração brusca em acidente automobilístico. A equipe de resgate informou que o paciente estava com cinto de segurança de 2 pontas, colocado de forma incorreta. Foi observada equimose linear transversa na parede abdominal. Á palpação abdominal observou-se descompressão dolorosa mais acentuada na parte central do abdome. Á ausculta havia diminuição da peristalse. A víscera mais provavelmente lesada é:

A
Cólon.
B
Fígado.
C
Bexiga.
D
Intestino delgado.
E
Duodeno.
Dona Glória, 62 anos, viúva, prendas do lar procurou seu médico com queixa de dispneia para caminhar no plano, edema de MMII, “falta de ar que piora à noite, melhorando quando ela se levanta e vai para janela tomar ar”. Ao exame o médico verificou pressão arterial de 140/90mmHg, frequência cardíaca = 105bpm. Trouxe um RX de tórax realizado em serviço de urgência que revelava índice cardiotoráxico = 0,6 e edema pulmonar intersticial. Em relação aos exames complementares que o médico de família deverá solicitar, assinale a afirmativa INCORRETA:
Um paciente do sexo feminino, de 50 anos de idade, portador de diabetes mellitus tipo II, em tratamento com hipoglicemiante oral, glicemia pré-operatória de 95 mg/dl e Hemoglobina Glicada de 5%, será submetido à colecistectomia videolaparoscópica. De acordo com a Classificação do Estado Físico da American Society of Anesthesiologists (ASA), a classe na qual se enquadra o paciente é:
Uma mulher de 76 anos iniciou nitrofurantoína há 1 dia para tratamento de infecção urinária sintomática. De manhã, a filha teve dificuldade para acordá-la e procurou o pronto-socorro. A paciente está rebaixada, letárgica, sem déficits neurológicos focais, P: 112 bpm, rítmico, PA: 86 × 50 mmHg, T: 37,9 ºC, FR: 24 mr/min, com saturação de oxigênio = 88% em ar ambiente. A conduta inicial mais adequada será:
Quais são as lesões mais frequentes encontradas na fase primária blástica (trauma ocasionado na primeira onda após a primeira explosão de bomba):
Compartilhar