Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Homem, 37 anos de idade, com diagnóstico prévio de urolitíase, com dor lombar à direita há 20 dias, fazendo uso de diclofenaco, evoluiu há 48 horas com piora da dor abdominal, com náuseas, vômitos e redução do volume urinário. Exames de laboratório mostram ureia: 120 mg/dl, creatinina: 3,0 mg/dl, hemogasimetria arterial: pH: 7,33; HCO3: 11 mEq/l; PCO2: 26 mmHg, PaO2: 87 mmHg. BE: -4; Cl: 106 mEq/l, Na: 140 mEq/l, SaO2: 94%. K: 6,0 mEq/l; glicemia: 104 mg/dl. Cálcio: 8,5 mg/dl. Sódio urinário em amostra isolada: 19 mEq/l. A ultrassonografia de abdome mostra dilatação pielocalicial à direita, sem outras alterações. O distúrbio acidobásico apresentado é:

A
acidose metabólica com acidose respiratória
B
acidose metabólica parcialmente compensada
C
acidose metabólica com alcalose respiratória
D
alcalose respiratória hipercompensada
E
alcalose respiratória parcialmente compensada
Podem ser causas de crises convulsivas agudas, exceto:
Paciente masculino, 50 anos, vítima de queda de nível (2 metros), dá entrada no pronto-socorro com história de trauma direto em braço direito. Ao exame físico apresenta dificuldade de extensão do polegar direito e aumento de volume em terço distal de braço direito. Submetido à radiografia de úmero que evidenciou fratura em espiral entre terço médio e distal de úmero direito. De acordo com o caso acima assinale a principal hipótese diagnóstica e qual o melhor tratamento para o paciente acima.
Criança de 04 anos é levada ao pronto-socorro com relato da mãe de que tentou segurá-la pela mão direita quando ela correu para a rua em direção a uma bola com a qual estavam brincando na calçada de casa. Desde então a criança está com dor intensa e restrição do movimento no membro superior direito. A lesão decorrente desse tipo de trauma é:
Na doença de Legg-Perthes ocorre:
Compartilhar