Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Homem, 37 anos de idade, com diagnóstico prévio de urolitíase, com dor lombar à direita há 20 dias, fazendo uso de diclofenaco, evoluiu há 48 horas com piora da dor abdominal, com náuseas, vômitos e redução do volume urinário. Exames de laboratório mostram ureia: 120 mg/dl, creatinina: 3,0 mg/dl, hemogasimetria arterial: pH: 7,33; HCO3: 11 mEq/l; PCO2: 26 mmHg, PaO2: 87 mmHg. BE: -4; Cl: 106 mEq/l, Na: 140 mEq/l, SaO2: 94%. K: 6,0 mEq/l; glicemia: 104 mg/dl. Cálcio: 8,5 mg/dl. Sódio urinário em amostra isolada: 19 mEq/l. A ultrassonografia de abdome mostra dilatação pielocalicial à direita, sem outras alterações. O distúrbio acidobásico apresentado é:

A
acidose metabólica com acidose respiratória
B
acidose metabólica parcialmente compensada
C
acidose metabólica com alcalose respiratória
D
alcalose respiratória hipercompensada
E
alcalose respiratória parcialmente compensada
Assinale o principal defeito cardiológico congênito associado à síndrome de Down:
Uma das lesões mais comuns observadas na linha média do pescoço de crianças em idade pré-escolar é:
Sobre o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) infantil, considere as assertivas abaixo: I - Em caso de falhas isoladas na avaliação do DNPM, deve-se orientar os pais para treinarem a criança naquele marco e repetir a avaliação em dois meses; II - A aquisição de determinada habilidade baseia-se nas habilidades adquiridas previamente e raramente se saltam etapas; III - O teste de Denver II é um dos instrumentos mais utilizados para a triagem de distúrbios do desenvolvimento em crianças, sendo dividido em três grupos: pessoal/social, motricidade fina e linguagem. Qual a alternativa correta?
Criança de 1 mês e 15 dias de vida, em aleitamento exclusivo ao seio, é levada ao posto de saúde com queixa de resfriado. O exame físico apresenta os seguintes dados alterados: temperatura axilar de 38,5°C, tosse, frequência respiratória de 80 incursões por minuto e retração subcostal persistente e acentuada. Com base no Manual de Assistência e Controle das Infecções Respiratórias agudas do MS, a conduta é:
Compartilhar