Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Homem, 40 anos, portador de diabetes tipo 2 e dislipidemia mista, é encaminhado pelo endocrinologista para avaliação de risco cardiovascular. Ao exame físico, apresenta PA: 150x110 mmHg, FC: 58 bpm. Bulhas cardíacas regulares em 2 tempos sem sopros. Ausculta respiratória sem ruídos adventícios. Pulsos simétricos bilaterais. Qual o estágio da PA, segundo a V Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial? Qual seu risco cardiovascular? Quais drogas anti-hipertensivas estariam indicadas para o tratamento?

A
Estágio 1 da hipertensão arterial; risco cardiovascular baixo; bloqueador dos canais de cálcio.
B
Estágio 2 da hipertensão arterial; risco cardiovascular baixo; beta-bloqueador e diurético.
C
Estágio 3 da hipertensão arterial; risco cardiovascular muito alto; inibidor da ECA e bloqueador dos canais de cálcio.
D
Estágio 2 da hipertensão arterial; risco cardiovascular alto; beta-bloqueador e vasodilatador direto.
E
Estágio 3 da hipertensão arterial; risco cardiovascular alto; diurético
A etiologia da colangite esclerosante é:
Sobre a doação de órgãos, é correto afirmar:
Um homem de 78 anos, previamente bem, é internado para tratamento de Pneumonia contraída na comunidade. A equipe de enfermagem relata que ele algumas vezes tem dificuldade de ser acordado, e outras vezes está agitado, desorientado e agressivo, comportando-se de modo inapropriado. O exame físico não é digno de nota, exceto pelos achados relacionados com a Pneumonia. Qual das seguintes respostas é a afirmativa mais acurada acerca do seu estado mental?
Uma mulher de 47 anos relata que há 2 anos apresenta diminuição gradativa do desejo sexual, sendo que nos dois últimos meses o quadro ficou mais grave. Nega uso de medicamentos ou doenças crônicas conhecidas. Assinale a alternativa correta:
Compartilhar