Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Reumatologia

Homem, 45 anos de idade, há 2 meses, apresenta dor, edema, calor e rigidez pós-repouso maior que uma hora em punhos, metacarpofalangianas bilateralmente, interfalangianas proximais bilateralmente e tornozelos. É tabagista e não etilista. Nega outras doenças. Nega sintomas em outros aparelhos. Sem outros achados ao exame físico. Traz os seguintes exames: hemograma normal, VHS = 52 mm/1ª hora; proteína C-reativa = 4,3 mg/dl e radiografia simples das mãos e punhos mostrando osteopenia periarticular em punhos e metacarpofalangianas. A melhor conduta para esse paciente é:

A
Solicitar o exame fator reumatoide e iniciar corticosteroide.
B
Iniciar corticosteroide, metotrexato, ácido fólico e suspender o tabagismo.
C
Iniciar metotrexato, bloqueador do fator de necrose tumoral e suspender o tabagismo.
D
Solicitar ressonância nuclear magnética de mãos e iniciar corticosteroide.
A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que a triagem auditiva através do método de emissões otoacústicas (EOA) seja realizada antes do terceiro mês de idade em:
Qual das alternativas abaixo contém elementos para diagnóstico de artrite reumatoide:
Menina, 12 anos, trazida ao PS com história de dor de garganta há 5 dias acompanhada de gânglios no pescoço, tendo iniciado tratamento com amoxilina há 2 dias e que, após o uso deste, notou manchas avermelhadas pelo corpo. Ao exame físico, apresenta-se febril, com rash maculopapular róseo em todo o corpo. Amígdalas hipertrofiadas e recobertas por exsudato esbranquiçado, adenomegalias cervicais bilaterias, fígado a 3 cm do apêndice xifoide e baço a 2 cm do rebordo costal esquerdo. A hipótese a ser considerada é:
Um paciente hipertenso refere forte cefaleia de início súbito há duas horas. Na evolução, apresenta diminuição da consciência e hemiparesia esquerda. Sua pressão arterial é de 145 x 90 mmHg. Qual das alternativas abaixo, relacionadas ao caso, está correta?
Compartilhar