Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Hematologia

Homem, 45 anos, tabagista 1 maço/dia desde 18 anos, dislipidêmico em uso irregular de sinvastatina, foi admitido, após desentendimento familiar, com quadro de desconforto torácico médio-esternal sem irradiação, acompanhado de leve sudorese fria. Como a dor persistiu nos próximos 10 minutos, foi levado ao pronto atendimento. Seu exame físico era normal, bem como seu ECG, realizado 15 minutos após o início da dor. Encaminhado para sala de dor torácica, foram tomadas medidas iniciais, como Morfina, Nitrato, AAS, Clopidogrel e Oxigênio, com melhora significativa da dor. Que diagnóstico seria o mais adequado, caso um novo ECG e dosagens de marcadores cardíacos fossem normais?

A
Síndrome coronariana aguda sem supradesnível do ST.
B
Síndrome coronariana estável.
C
Infarto agudo do miocárdio sem supra de ST.
D
Infarto agudo do miocárdio com supra de ST.
E
Dor torácica atípica.
São exemplos de disfunção sexual, EXCETO:
Quase todos os casos de sangramento gastrointestinal superior agudo se apresentam na forma de hematêmese, embora um sangramento vivo possa apresentar-se como hematoquezia. Apesar dos avanços progressivos no diagnóstico, a mortalidade permanece próxima de 15% em pacientes idosos. A respeito do assunto considere se as seguintes afirmativas são Verdadeiras (V) ou Falsas (F). i. Concentração de hemoglobina no sangue e hematócrito são marcadores pouco confiáveis de perda de sangue aguda. ii. A restauração inicial do volume pode ser feita com a infusão de soluções eletrolíticas isotônicas, até que os sinais vitais tenham se estabilizado. iii. Os antagonistas dos receptores H² consistem na escolha medicamentosa inicial, em altas doses e por via venosa. iv. Os métodos mecânicos para terapia endoscópica têm efeito similar à termoterapia. Marque a alternativa correta.
A febre nos períodos pós-operatórios nem sempre está associada à infecção e nem toda infecção pós-cirúrgica está associada à febre. A compreensão do mecanismo da febre neste período é importante para o diagnóstico e tratamento de diversos problemas. Qual das seguintes alternativas está ERRADA?
Gestante com pré-natal sem intercorrências, saudável, jovem, com gestação a termo, dá entrada na maternidade com dor abdominal e sangramento vaginal, com o diagnóstico de descolamento de placenta e indicação imediata de cesárea. O bebê nasceu com frequência cardíaca de 60 bpm, muito largado, respiração lenta e irregular, nenhuma resposta à aspiração das narinas e cianótico. Após ser aspirado e ventilado com máscara e bolsa, se apresenta, com 5 minutos de vida, com frequência cardíaca de 120 bpm, respiração lenta e irregular, alguma flexão das extremidades, fazendo careta à aspiração das narinas, com corpo róseo e extremidades cianóticas. A avaliação do índice de Apgar ao nascimento e a conduta a ser tomada, respectivamente, são:
Compartilhar