Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Hematologia

Homem, 45 anos, tabagista 1 maço/dia desde 18 anos, dislipidêmico em uso irregular de sinvastatina, foi admitido, após desentendimento familiar, com quadro de desconforto torácico médio-esternal sem irradiação, acompanhado de leve sudorese fria. Como a dor persistiu nos próximos 10 minutos, foi levado ao pronto atendimento. Seu exame físico era normal, bem como seu ECG, realizado 15 minutos após o início da dor. Encaminhado para sala de dor torácica, foram tomadas medidas iniciais, como Morfina, Nitrato, AAS, Clopidogrel e Oxigênio, com melhora significativa da dor. Que diagnóstico seria o mais adequado, caso um novo ECG e dosagens de marcadores cardíacos fossem normais?

A
Síndrome coronariana aguda sem supradesnível do ST.
B
Síndrome coronariana estável.
C
Infarto agudo do miocárdio sem supra de ST.
D
Infarto agudo do miocárdio com supra de ST.
E
Dor torácica atípica.
Menina, 12 anos, previamente hígida, refere ter percebido que o ombro direito está mais elevado que o esquerdo. Nega menarca. Exame físico: elevação do ombro direito e protuberância na região torácica posterior direita com a flexão do tronco (teste de Adams: +). Radiograma de coluna toracolombar: curva torácica longa com convexidade para a direita de 18º; Radiograma de bacia: graduação de Risser I. O DIAGNÓSTICO E A CONDUTA SÃO:
Você está na sala de parto e acaba de recepcionar um recém-nascido a termo. Após o clampeamento do cordão umbilical, durante o primeiro minuto de vida, este bebê chora com vigor e suas mucosas tornam-se coradas, mas mantém o leito ungueal cianótico. Nesse momento, quais são as alterações cardiovasculares que estão ocorrendo nesse paciente?
Menina com dois anos de idade, com queixa de dor e perda de força no membro superior direito há uma hora. Mãe refere que a criança ia cair e ela a segurou pelo antebraço. Ao exame, o antebraço se encontra em extensão e pronado. A conduta recomendada é redução:
Mulher de 42 anos deverá ser submetida à cirurgia eletiva de colecistectomia. Nega história pessoal e familiar de sangramento. Os exames pré-operatórios mostraram: RNI = 1,02 (normal até 1,2); TTPA = 2,59 (normal até 1,25); TTPA com adição de plasma normal = 1,05. Assinale o teste que permite prosseguir de forma correta a investigação.
Compartilhar