Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Homem, 50 anos, branco, após reforma de aviário foi internado com febre, dispneia e tosse. Foi diagnosticado pneumonia, não apresentando melhora com antibióticos. Refere que um colega de trabalho que o auxiliou na limpeza do aviário também apresentou sintomas semelhantes logo após o serviço. Nega emagrecimento, etilismo, tabagismo ou uso de medicamentos. A gasometria revela hipoxemia e o Raio-X de tórax mostra opacidades alveolares bilaterais de predomínio cortical e com micronódulos difusos. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?

A
Histoplasmose.
B
Coccidiodomicose.
C
Tuberculose.
D
Neoplasia.
E
Pneumonia atípica.
Qual a causa de úlcera genital endurecida, indolor, sem linfadenopatia inguinal?
Tumor maligno mais frequente no esôfago distal é:
Paciente portador de diabete melito tipo 1, de 65Kg, aderente ao tratamento, em uso de insulina NPH (52u antes do café da manhã + 28u antes do almoço e 42u antes de deitar) associada a insulina regular (2u antes de café da manhã + 6u antes do almoço e 4u antes do jantar), vem apresentando hiperglicemias matinais. Um acompanhamento da glicemia capilar realizada às 3 horas da madrugada revelou valores habitualmente abaixo de 60mg/dl. A conduta para este caso será:
No atendimento à sala de parto de recém-nascido com mecônio, apresentando apneia, bradicardia, cianose generalizada, a conduta imediata a ser realizada é:
Compartilhar