Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Homem, 50 anos, branco, após reforma de aviário foi internado com febre, dispneia e tosse. Foi diagnosticado pneumonia, não apresentando melhora com antibióticos. Refere que um colega de trabalho que o auxiliou na limpeza do aviário também apresentou sintomas semelhantes logo após o serviço. Nega emagrecimento, etilismo, tabagismo ou uso de medicamentos. A gasometria revela hipoxemia e o Raio-X de tórax mostra opacidades alveolares bilaterais de predomínio cortical e com micronódulos difusos. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?

A
Histoplasmose.
B
Coccidiodomicose.
C
Tuberculose.
D
Neoplasia.
E
Pneumonia atípica.
Januário tem 58 anos, trabalha na construção civil como ajudante de obra e há 2 meses, após esforço físico importante, notou aparecimento de abaulamento doloroso em região inguinal direita que diminuía de tamanho com repouso. Nega queixas urinárias associadas e informa ser fumante de 1 maço de cigarro/dia há 15 anos. Ao exame clínico a altura é 165 cm e o peso é 98 Kg. Para determinar se a hérnia de Januário é direta ou indireta, a(s) estrutura(s) anatômica(s) que deve(m) ser avaliada(s) é(são):
Com relação a apendicite aguda está correto:
Sobre a transmissão vertical de doenças , assinale a alternativa que apresente somente doenças passíveis de transmissão por estes mecanismos:
Assinale a opção correta:
Compartilhar