Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Homem, 50 anos de idade, foi trazido ao pronto-socorro pela esposa referindo que o paciente vem apresentando indisposição geral há uma semana e, há um dia, confusão mental, hiporexia e dor abdominal. Tem hipertensão arterial e dislipidemia, em tratamento com captopril, sinvastatina e AAS. Há um mês, foi feito diagnóstico de diabetes mellitus e orientado para fazer dieta adequada e aumentar a atividade física, o que vem fazendo corretamente. Ao exame: desorientado, corado, desidratado +++/4+, FC = 90 bpm, PA = 150X100 mmHg. Exame físico especial: normal. Qual é a conduta IMEDIATA?

A
Administrar glicose EV, pois deve-se tratar de hipoglicemia.
B
Iniciar hidratação e solicitar exames laboratoriais, incluindo radiografia de tórax e ECG.
C
Prescrever metformina e sulfonilureias, pois só dieta e aumento da atividade física não são suficientes.
D
Solicitar internação para controle de níveis pressóricos.
Assinale a alternativa correta, considerando o aneurisma de artéria poplítea:
Tem indicação absoluta de laparotomia exploradora em neonato com enterocolite necrotizante:
Ao decidir sobre o provável agente etiológico responsável pelo quadro de pneumonia do paciente pediátrico, com vistas à escolha terapêutica, qual a variável isolada de melhor correlação?
A depressão é doença frequente, de curso crônico e recorrente. Sobre esse tema, considere as afirmativas a seguir. I. Depressões leves devem ser tratadas com antidepressivos, pois estes apresentam eficácia 4 vezes superior à do placebo. II. Antes de se iniciar um tratamento antidepressivo é importante tentar afastar o diagnóstico de transtorno afetivo bipolar. III. Os antidepressivos tricíclicos têm mais chance de serem prescritos nas doses recomendadas do que os inibidores seletivos da recaptação da serotonina. IV. Diferentes antidepressivos têm eficácia semelhante para a maioria dos pacientes, variando em relação ao perfil de eventos adversos. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar