Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Homem, 50 anos de idade, foi trazido ao pronto-socorro pela esposa referindo que o paciente vem apresentando indisposição geral há uma semana e, há um dia, confusão mental, hiporexia e dor abdominal. Tem hipertensão arterial e dislipidemia, em tratamento com captopril, sinvastatina e AAS. Há um mês, foi feito diagnóstico de diabetes mellitus e orientado para fazer dieta adequada e aumentar a atividade física, o que vem fazendo corretamente. Ao exame: desorientado, corado, desidratado +++/4+, FC = 90 bpm, PA = 150X100 mmHg. Exame físico especial: normal. Qual é a conduta IMEDIATA?

A
Administrar glicose EV, pois deve-se tratar de hipoglicemia.
B
Iniciar hidratação e solicitar exames laboratoriais, incluindo radiografia de tórax e ECG.
C
Prescrever metformina e sulfonilureias, pois só dieta e aumento da atividade física não são suficientes.
D
Solicitar internação para controle de níveis pressóricos.
Em relação à síndrome do túnel do carpo, assinale a alternativa incorreta. (MINISTÈRIO DA SAÙDE DO BRASIL. Representação no Brasil da OPAS/OMS. Doenças relacionadas ao trabalho: Manual de procedimentos para os servicos de Saúde. Brasília: MS, 2001)
Marque a alternativa com a hipótese diagnóstica mais provável para o caso descrito abaixo: O paciente é um homem de 58 anos que está internado em um hospital geral para uma cirurgia de hérnia inguinal. Encontra-se em bom estado geral. O exame físico é normal, exceto por alguns nódulos em região cervical, 1 x 1 cm, indolores, não aderidos a planos profundos. O Ht: 42%; plaquetas: 335.000/mm³; leucócitos: 50.000/mm³; granulócitos: 4%; monócitos: 1%; linfócitos: 95%.
Entende-se por peritonite terciária:
Escolar de seis anos, com história de astenia, palidez cutânea e falta de concentração na escola. Ao exame físico: eupneico e FC 90bpm. Aos exames laboratoriais: Hb: 5,5g/dl, Ht: 15%, VCM: 60, transferrina: 370, ferritina: 5,0. Para esse caso, o provável diagnóstico e a conduta terapêutica adequada, são, respectivamente:
Compartilhar