Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Homem, 50 anos de idade, foi trazido ao pronto-socorro pela esposa referindo que o paciente vem apresentando indisposição geral há uma semana e, há um dia, confusão mental, hiporexia e dor abdominal. Tem hipertensão arterial e dislipidemia, em tratamento com captopril, sinvastatina e AAS. Há um mês, foi feito diagnóstico de diabetes mellitus e orientado para fazer dieta adequada e aumentar a atividade física, o que vem fazendo corretamente. Ao exame: desorientado, corado, desidratado +++/4+, FC = 90 bpm, PA = 150X100 mmHg. Exame físico especial: normal. Qual é a conduta IMEDIATA?

A
Administrar glicose EV, pois deve-se tratar de hipoglicemia.
B
Iniciar hidratação e solicitar exames laboratoriais, incluindo radiografia de tórax e ECG.
C
Prescrever metformina e sulfonilureias, pois só dieta e aumento da atividade física não são suficientes.
D
Solicitar internação para controle de níveis pressóricos.
O reparo endovascular do aneurisma de aorta tem sido cada vez mais realizado se comparando à cirurgia convencional. A complicação mais comum após o tratamento endovascular do aneurisma de aorta é:
Associe os diagnósticos (numerados de 1 a 5) às imagens típicas obtidas à fundoscopia (VER IMAGEM). 1 - Fundoscopia normal; 2 - Retinopatia diabética não proliferativa; 3 - Retinopatia diabética proliferativa; 4 - Retinopatia hipertensiva; 5 - Edema de papila. A sequência numérica correta, da esquerda para a direita, é:
Mulher de 28 anos sem queixas gastrintestinais. Apresentou quadro de cólica nefrética, quando realizou ultrassonografia (USG) de abdome total em um serviço de urgência. Durante o exame identificou-se lesão nodular hepática, isoecogênica, medindo 27 mm, localizada no segmento 3. A paciente não relatava comorbidades ou histórico de hepatopatia. Foi solicitada tomografia computadorizada (TC) de abdome com contraste endovenoso para complementação diagnóstica que confirmou o achado do USG, identificando nódulo hepático no segmento 3, medindo 25 mm, com captação homogênea do contraste na fase arterial, contornos bocelados e bem definidos. O restante do parênquima apresentava aspecto normal. Exames laboratoriais indicavam função hepática normal. Identifique a alternativa correta:
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) o Paraná tem uma estimativa de 61200 novos casos de câncer de próstata no ano de 2016. Sobre esta neoplasia, marque a alternativa CORRETA.
Compartilhar