Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Infectologia

Cirurgia do Trauma

Homem, 50 anos, sem comorbidades, com história de febre há dois dias, calafrios, dor torácica, ventilatório dependente à direita, tontura, dispneia e fraqueza intensa. Sinais vitais: T = 39 ºC; FC = 132 bpm; FR = 30 inc/min; PA = 70/30 mmHg; Saturação de oxigênio: 78%, por oximetria de pulso, sem suplementação de oxigênio. Gasometria arterial em ar ambiente: pH = 7,20; pCO2 = 29, pO2 = 64, HCO3 = 15 RX tórax mostrou opacificação em região de lobo inferior direito. Assinale a alternativa correta para a conduta sequencial a ser adotada para o caso.

A
Suplementação de oxigênio, mantendo saturação de oxigênio acima de 90%; fornecimento de suporte ventilatório adequado, após avaliação do padrão respiratório e ressuscitação com fluidos endovenosos e antibioticoterapia.
B
Ressuscitação com fluidos endovenosos; infusão de bicarbonato de sódio; suplementação de oxigênio, mantendo saturação de oxigênio acima de 80%; fornecimento de suporte ventilatório adequado, após avaliação do padrão respiratório e antibioticoterapia.
C
Ressuscitação com fluidos endovenosos; infusão de Dobutamina; fornecimento de oxigênio para manter uma saturação de oxigênio acima de 90%, antibioticoterapia e fornecimento de suporte ventilatório adequado.
D
Suplementação de oxigênio, mantendo saturação de oxigênio acima de 90%; fornecimento de suporte ventilatório adequado, após avaliação do padrão respiratório e ressuscitação com fluidos endovenosos; infusão de bicarbonato de sódio e antibioticoterapia.
E
Antibioticoterapia; ressuscitação com fluidos endovenosos; suplementação de oxigênio, mantendo saturação de oxigênio acima de 90%; fornecimento de suporte ventilatório adequado, após avaliação do padrão respiratório.
Izaura, 85 anos, teve queda da própria altura há uma hora. Ao ser atendida pelo SAMU, queixou-se de intensa dor no quadril esquerdo, com grande limitação funcional do membro inferior esquerdo. Como comorbidades, relatou Diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica. Ao exame ortopédico, demonstrou discreta rotação externa do membro inferior esquerdo e muita dor do quadril à movimentação passiva. RX da bacia demonstrou acentuada osteoporose e fratura do colo do fêmur esquerdo, com acentuado desvio. O tratamento indicado, neste caso, é:
<p>Em seu consultório, um endocrinologista recebe um adolescente para avaliação devido ao apetite insaciável e importante obesidade. Na avaliação clínica, observou-se atraso puberal, retardo mental e transtorno comportamental. Que síndrome genética muito provavelmente é a causa deste fenótipo?</p>
Sobre a dor articular associada com a Síndorme da Hipermobilidade Articular, que assertiva é correta:
Adolescente masculino, 16 anos, procura atendimento por apresentar dor na perna direita há um mês. Relata que a dor é localizada, sempre noturna e desaparece com anti-inflamatórios não hormonais. Informa ainda que não pratica nenhuma atividade física. Exame físico: ausência de sinais flogísticos na perna afetada, mobilidade preservada, radiografia e TC de fêmur: pequena área osteolítica circundada por osso reacional denso. Cintigrafia óssea: presença de áreas hipercaptantes. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Compartilhar