Homem, 50 anos, sem comorbidades, com história de febre há dois dias, calafrios, dor torácica, ventilatório dependente à direita, tontura, dispneia e fraqueza intensa. Sinais vitais: T = 39 ºC; FC = 132 bpm; FR = 30 inc/min; PA = 70/30 mmHg; Saturação de oxigênio: 78%, por oximetria de pulso, sem suplementação de oxigênio. Gasometria arterial em ar ambiente: pH = 7,20; pCO2 = 29, pO2 = 64, HCO3 = 15 RX tórax mostrou opacificação em região de lobo inferior direito. Assinale a alternativa correta para a conduta sequencial a ser adotada para o caso.
A
Suplementação de oxigênio, mantendo saturação de oxigênio acima de 90%; fornecimento de suporte ventilatório adequado, após avaliação do padrão respiratório e ressuscitação com fluidos endovenosos e antibioticoterapia.
B
Ressuscitação com fluidos endovenosos; infusão de bicarbonato de sódio; suplementação de oxigênio, mantendo saturação de oxigênio acima de 80%; fornecimento de suporte ventilatório adequado, após avaliação do padrão respiratório e antibioticoterapia.
C
Ressuscitação com fluidos endovenosos; infusão de Dobutamina; fornecimento de oxigênio para manter uma saturação de oxigênio acima de 90%, antibioticoterapia e fornecimento de suporte ventilatório adequado.
D
Suplementação de oxigênio, mantendo saturação de oxigênio acima de 90%; fornecimento de suporte ventilatório adequado, após avaliação do padrão respiratório e ressuscitação com fluidos endovenosos; infusão de bicarbonato de sódio e antibioticoterapia.
E
Antibioticoterapia; ressuscitação com fluidos endovenosos; suplementação de oxigênio, mantendo saturação de oxigênio acima de 90%; fornecimento de suporte ventilatório adequado, após avaliação do padrão respiratório.
Outras questões
Uma paciente de 36 anos com história de cefaleia frontotemporal bilateral, opressiva, quase diária, há mais de 10 anos, procura atendimento no PS por cefaleia com características distintas das crises habituais. Relata, atualmente, cefaleia holocraniana intensa, pulsátil, associada à náusea e vômito, de início súbito, há 12 horas, durante estresse emocional. Nega febre, distúrbio de consciência e quaisquer outros sintomas neurológicos. Ao exame neurológico, encontrava-se lúcida e orientada; à fundoscopia as papilas encontravam-se nítidas e com bordos regulares, porém não se visualizou pulsação venosa retiniana espontânea. Considerando-se esses dados, qual a conduta imediata mais apropriada para o caso?
Paciente de 67 anos, portador de hipertensão arterial, tem colesterol total de 280 mg/dL, HDL 32 mg/dL, triglicerídeos 190 mg/dL e cintura 104 cm. Fez uma CT Slice-64 para diagnóstico de doença coronariana. Que parecer clínico é dado ao paciente?
Em um paciente idoso com hipotensão arterial postural sintomática idiopática, qual medicamento poderá ser empregado?
É fator de risco para doença associada ao Clostridium difficile, em idosos internados em enfermaria de hospital geral, para tratamento com antibióticos.