Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Infectologia

Cirurgia do Trauma

Homem, 50 anos, sem comorbidades, com história de febre há dois dias, calafrios, dor torácica, ventilatório dependente à direita, tontura, dispneia e fraqueza intensa. Sinais vitais: T = 39 ºC; FC = 132 bpm; FR = 30 inc/min; PA = 70/30 mmHg; Saturação de oxigênio: 78%, por oximetria de pulso, sem suplementação de oxigênio. Gasometria arterial em ar ambiente: pH = 7,20; pCO2 = 29, pO2 = 64, HCO3 = 15 RX tórax mostrou opacificação em região de lobo inferior direito. Assinale a alternativa correta para a conduta sequencial a ser adotada para o caso.

A
Suplementação de oxigênio, mantendo saturação de oxigênio acima de 90%; fornecimento de suporte ventilatório adequado, após avaliação do padrão respiratório e ressuscitação com fluidos endovenosos e antibioticoterapia.
B
Ressuscitação com fluidos endovenosos; infusão de bicarbonato de sódio; suplementação de oxigênio, mantendo saturação de oxigênio acima de 80%; fornecimento de suporte ventilatório adequado, após avaliação do padrão respiratório e antibioticoterapia.
C
Ressuscitação com fluidos endovenosos; infusão de Dobutamina; fornecimento de oxigênio para manter uma saturação de oxigênio acima de 90%, antibioticoterapia e fornecimento de suporte ventilatório adequado.
D
Suplementação de oxigênio, mantendo saturação de oxigênio acima de 90%; fornecimento de suporte ventilatório adequado, após avaliação do padrão respiratório e ressuscitação com fluidos endovenosos; infusão de bicarbonato de sódio e antibioticoterapia.
E
Antibioticoterapia; ressuscitação com fluidos endovenosos; suplementação de oxigênio, mantendo saturação de oxigênio acima de 90%; fornecimento de suporte ventilatório adequado, após avaliação do padrão respiratório.
Durante o período gestacional, a condição materna que predispõe mais o feto a cardiopatias congênitas é:
Criança, 6 anos, amanheceu chorando, com forte dor no quadril e na parte anterior da coxa à esquerda. Chega para o atendimento médico claudicando. Não apresenta febre ou postura antálgica, mas discreta coriza remanescente de um resfriado iniciado há 10 dias. A radiografia de quadril está normal e a ultrassonografia mostra derrame coxofemoral. VHS é de 13 mm. Neste caso, o melhor tratamento é:
Mãe ansiosa leva seu filho menor, lactente de 10 meses, ao posto de saúde próximo à sua residência para avaliação pediátrica, pois acha que o mesmo não está se desenvolvendo como o filho da vizinha que tem a mesma idade. Baseando-se nos marcos do desenvolvimento neuro-psicomotor adequado, qual dos dados abaixo justificaria a preocupação desta mãe?
Segundo a 10ª Edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), são critérios para definir a dependência de uma substância, EXCETO:
Compartilhar