Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Homem, 60 anos, diabete melito tipo 2, hipertenso de longa duração, fumante com baixa adesão ao tratamento anti-hipertensivo . É atendido na emergência com PA = 250 x 150 mmHg, cefaleia intensa, visão borrada, vômitos e crise convulsiva. Fundo de olho evidencia edema de papila. Em relação ao diagnóstico e conduta, é correto afirmar que se trata de

A
crise hipertensiva, devendo o paciente ser tratado com metoprolol, hidralazina e diurético, trazendo os níveis de tensão arterial para a faixa de normalidade.
B
emergência hipertensiva; imediatamente usar hidralazina endovenosa, objetivando trazer os níveis de tensão arterial para baixo de 120 x 80 mmHg.
C
crise hipertensiva; de imediato usar metoprolol endovenoso e manter tensão arterial em níveis abaixo de 130 x 80 mmHg.
D
emergência hipertensiva; de imediato usar nitropussiato de sódio, iniciando simultaneamente esquema anti-hipertensivo via oral para desmame precoce do nitroprussiato, evitar hipotensão, mantendo níveis de tensão arterial em torno de 140 x 90 mmHg.
E
emergência hipertensiva; de imediato usar nitropussiato de sódio e, se possível, mantê-lo por vários dias, só iniciando esquema anti-hipertensivo oral, tardiamente, após normalização da tensão arterial com o nitroprussiato de sódio.
Um menino de 4 anos de idade apresenta-se em um pronto-socorro com uma história de vômitos (seis episódios inicialmente claros e em seguida de cor amarelada) e diarreia (8 episódios, fezes aquosas). A criança apresenta febre (38,5 °C). Seus pais suspenderam a alimentação e iniciaram água de coco, que ele vomitava logo em seguida. Ele urinou apenas duas vezes nas últimas 12 horas. A criança sente-se fraca, e aparenta palidez cutaneomucosa. Considerando o quadro clínico, qual a conduta mais adequada?
Um casal que acabou de ganhar um bebê é atendido no ambulatório, e pergunta sobre qual medida mais eficaz para reduzir a chance da ocorrência da síndrome da morte súbita da infância. A orientação mais adequada é posicionar o bebê em qual posição de dormir?
Os sinais do “limão” e da “banana” são achados sonográficos observados na:
Os eventos habituais no desenvolvimento puberal normal, em ordem de surgimento, são:
Compartilhar