Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Homem, 61 anos, tabagista, com diagnóstico recente de hipertensão, vem à consulta trazer exames para iniciar tratamento. Sua pressão arterial é de 140/92mmHg, similar às medidas anteriores, e seu peso é de 90kg. Seus exames revelam: Creatinina = 1,1mg/dl; QUE (exame comum de urina): ausência de proteína; Glicose = 92mg/dl; Colesterol HDL: 45mg/dl; Colesterol LDL: 112mg/dl; Eletrocardiograma: ritmo sinusal, presença de sobrecarga de ventrículo esquerdo. O risco cardiovascular calculado pelo escore de Framingham é de 22% em 10 anos. Sobre o manejo desse paciente, a conduta mais apropriada é:

A
orientar mudança de estilo de vida e reavaliar em 6 meses.
B
solicitar proteinúria de 24h, pois o nível sérico de creatinina indica lesão renal, mesmo na ausência de proteína ao QUE.
C
iniciar tratamento medicamentoso combinado com inibidor da enzima conversora de angiotensina e de beta-bloqueador.
D
prescrever diurético tiazídico em baixa dose, estatina e AAS.
E
solicitar teste de tolerância à glicose.
A prevalência mundial da Diabetes Melito (DM) aumentou drasticamente nas últimas décadas. Estíma-se um crescimento ainda maior em um futuro próximo. A partir desses achados, em bases epidemiológicas nacionais, poderíamos afirmar quanto a esta complexa condição de saúde:
São características da síndrome hepatorrenal, EXCETO:
No controle de pacientes diabéticos busca-se atingir níveis de hemoglobina glicada entre 6,0 e 7,0%. No entanto é importante conhecer as situações que geram erros de interpretação deste exame, tais como:
Jovem hígido, destro, estudante de educação física da Univali, praticante de judô e canoagem no Rio Itajaí-Açu, há uns 45 dias iniciou com lesão cutânea, única, assintomática, do tipo “bolinha” de pus, com o tamanho de uma cabeça de prego, no dorso da mão direita e que evoluiu para uma lesão do tipo úlcera, anular, com fundo granuloso e limpo, bordas levemente elevadas, atualmente com diâmetro de 2,0 cm e ausência de gânglios satélites ou linfoadenopatia. Conforme os dados citados acima, entre as intradermorreações listadas abaixo, assinale a alternativa que representa a mais apropriada para a investigação diagnóstica do caso:
Compartilhar