Homem, 62 anos, tratou neoplasia de próstata por prostatovesiculectomia radical e linfadenectomia obturadora. O exame anatomopatológico revelou adenocarcinoma de próstata Gleason 7 (4+3), com invasão bilateral de cápsula e margens cirúrgicas extensamente comprometidas e linfonodos obturadores negativos para neoplasia. PSA zerou no PO, mas tornou-se maior que 0,2ng/mL 18 meses após a cirurgia. Qual a melhor conduta?
A
Radioterapia externa.
B
Hormonoterapia.
C
Quimioterapia.
D
Crioterapia.
E
Braquiterapia.
Outras questões
Mulher de 52 anos, tabagista há 30 anos (6 cigarros/dia), com 60 Kg e 1,65 m, cujo pai era hipertenso, queixa-se de calorões e sudorese importante, nos últimos 6 meses, principalmente à noite, resultando em insônia e em dificuldade de reconciliar o sono. Relata que os ciclos menstruais tornaram-se irregulares com períodos de amenorreia e que a última menstruação ocorrera há 6 meses. Não apresenta outros sintomas e não faz uso de medicações. Referiu que pratica exercícios regularmente (4 vezes/semana com duração de 60 minutos) e mantém uma dieta saudável (não ingere leite, mas utiliza seus derivados diariamente). Ao exame físico, a pressão arterial era de 120/75 mmHg, o IMC, de 22,03 kg/m², e a circunferência abdominal, de 79 cm. As mamas não apresentavam particularidades, e o exame ginecológico revelou leve atrofia vaginal.
Com base neste quadro, considerar as assertivas abaixo:
I - A paciente encontra-se no climatério pré-menopáusico.
II - Dosagem de hormônio foliculoestimulante (FSH) é mandatória para o diagnóstico e para a prescrição de tratamento adequado.
III - Terapia hormonal com estradiol e progesterona pode ser uma opção de tratamento.
É (São) correta (s) a (s) assertiva (s):
Com relação aos mecanismos patogênicos e aos quadros clinícos causados por enterobactérias, assinalar a alternativa INCORRETA.
Qual dos achados clínicos abaixo NÃO é característico de fibrose cística?
No diagnóstico dos derrames pleurais são causas de transudato, exceto: