Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Homem, 62 anos, tratou neoplasia de próstata por prostatovesiculectomia radical e linfadenectomia obturadora. O exame anatomopatológico revelou adenocarcinoma de próstata Gleason 7 (4+3), com invasão bilateral de cápsula e margens cirúrgicas extensamente comprometidas e linfonodos obturadores negativos para neoplasia. PSA zerou no PO, mas tornou-se maior que 0,2ng/mL 18 meses após a cirurgia. Qual a melhor conduta?

A
Radioterapia externa.
B
Hormonoterapia.
C
Quimioterapia.
D
Crioterapia.
E
Braquiterapia.
Na visão analítica, o sofrimento mental que pode ser prevenido na vida adulta do concepto por meio do planejamento familiar, de cuidados afetivos à gestante, de assistência afetiva ao parto, ao puerpério e à relação mãe-bebê nas primeiras semanas de vida, refere-se à:
Os estados reacionais ou reações hansênicas são reações do sistema imunológico do doente de hanseníase ao Mycobacterium leprae. Apresentam-se por meio de episódios inflamatórios agudos e subagudos, podendo acometer tanto casos paucibacilares quanto multibacilares. Os estados reacionais concernentes ao tratamento específico para hanseníase ocorrem, mais frequentemente, em relação ao tratamento quimioterápico específico para essa patologia:
A Organização Mundial de Saúde classifica a disfunção ovulatória em três grupos, O grupo II:
Tercigesta, 26 anos, primeira gestação com pré-eclâmpsia leve, trabalho de parto prolongado e macrossomia fetal. Na 26ª semana da gestação atual, apresentou glicemia de jejum = 98 mg/dl. Foi feito teste de sobrecarga com 75 g de glicose, que revelou glicemia de 208 mg/dl após 2 horas. Trata-se de um caso de:
Compartilhar