Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Homem, 62 anos, tratou neoplasia de próstata por prostatovesiculectomia radical e linfadenectomia obturadora. O exame anatomopatológico revelou adenocarcinoma de próstata Gleason 7 (4+3), com invasão bilateral de cápsula e margens cirúrgicas extensamente comprometidas e linfonodos obturadores negativos para neoplasia. PSA zerou no PO, mas tornou-se maior que 0,2ng/mL 18 meses após a cirurgia. Qual a melhor conduta?

A
Radioterapia externa.
B
Hormonoterapia.
C
Quimioterapia.
D
Crioterapia.
E
Braquiterapia.
Na classificação CEAP da insuficiência venosa crônica, o estágio C4 corresponde ao aparecimento, no quadro clínico, de:
Um paciente de 42 anos de idade, portador de nefrolitíase, procura o pronto-socorro devido à cólica nefrética esquerda iniciada há 3 horas. Ao exame, encontra-se agitado, sem febre e com exame abdominal normal, exceto pela presença de dor durante percussão da loja renal. Após o uso de analgésicos injetáveis, há controle da dor. O exame de urina mostra 20 hemácias e 10 leucócitos, além de cristais de oxalato de cálcio. O hemograma mostra contagem de leucócitos normais. A conduta para esse paciente deve ser:
Algumas hérnias têm nomes específicos em função do conteúdo do saco herniário ou da localização do defeito causador. Assinale a alternativa que apresenta uma que não haja correspondência:
A etiologia da hérnia inguinal na infância está relacionada à:
Compartilhar