Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Homem, 65 anos, refere dor e desconforto na região inguinal direta, que se acentua aos esforços. Ao exame, palpa-se massa de cerca de 3 cm, indolor, consistência elástica, móvel ao exame e, conforme a variação da pressão abdominal faz protrusão na parede. Em relação a esta situação, são apresentadas as assertivas a seguir. I. Trata-se de hérnia direta por persistência do conduto peritônio-vaginal. II. O risco de encarceramento é maior já que se trata de hérnia direta. III. Trata-se de hérnia direta medial aos vasos epigástricos inferiores. Qual é a alternativa correta?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas I e II.
E
I, II e III.
Vinte e quatro horas após ter recebido as vacinas preconizadas pelo atual calendário básico do Ministério da Saúde para os quatro meses de idade, Ana apresentou crise convulsiva tônico-clônicas generalizadas. Ela já controlava o tônus cervical e apresentava sorriso social, tendo perdido tais marcos de desenvolvimento. Sua gestação e parto não apresentaram intercorrências e ela foi considerada normal até a época dessa ocorrência. Não foi identificado nenhum vínculo epidemiológico com pessoas com doenças febris. A vacina provavelmente relacionada a este efeito adverso grave é a:
Tratando-se de Ruptura Prematura Pré-termo de Membranas (RPPM), pode-se afirmar:
São causas de crises convulsivas no período neonatal, EXCETO:
João, cinco meses, dá entrada no pronto-socorro, trazido pelo pai, que refere ter encontrado o filho desmaiado e caído ao pé da escada de sua casa. Ao exame: não apresenta equimoses ou hematomas na cabeça, membro inferior esquerdo engessado devido à queda anterior que provocou a fratura do fêmur. Fundo de olho apresenta hemorragia retiniana e a tomografia de crânio detecta hemorragia subaracnóidea. O diagnóstico CORRETO é:
Compartilhar