Uma mulher de 30 anos, com queixa de diplopia e fraqueza nos braços e pernas, apresenta paresia do VI par craniano, diminuição de força proximal de membros superiores e inferiores e anticorpo antirreceptor de acetilcolina positivo. O diagnóstico MAIS PROVÁVEL é de:
A
Myasthenia gravis.
B
Esclerose múltipla.
C
Mielite transversa.
D
Polirradiculoneurite.
E
Deficiência de cobalamina.
Outras questões
As fístulas anorretais são comunicações anormais entre o segmento anorretal com órgãos ou tecidos vizinhos. Dentre as afirmativas abaixo, assinale a incorreta.
Paciente do sexo masculino, 60 anos, procura o pronto-socorro com queixa de dor ocular intensa, baixa de acuidade visual súbita à esquerda, cefaleia, náusea e vômito. Ao exame, apresenta acuidade visual de 20/20 no olho direito e conta dedos a 1 metro no olho esquerdo, injeção ciliar, edema de córnea, midríase paralítica, e pressão intraocular bidigital aumentada no olho esquerdo. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Em relação aos divertículos do aparelho digestório, podemos afirmar:
<P>Paciente de 70 anos, masculino, foi admitido com quadro de tosse produtiva com catarro amarelado, dispneia aos mínimos esforços e prostração há 7 dias. História pregressa de ser bronquítico crônico há 20 anos, devido ao hábito de fumar. Foi tabagista por 30 anos e só parou de fumar após diagnóstico da bronquite. Nega outras comorbidades e uso de medicamentos. Ao exame encontrava-se: dispneico, acianótico, hidratado, afebril (TAX de 37°C). Ap. cardíaco: RCR2T sem sopros. PA: 130 x 75 mmHg FC: 98 bpm. AR:MV diminuído globalmente com estertores em bases mais audíveis em base esquerda, associado a roncos difusos. Abdome: sem visceromegalias. Neurológico: lúcido, orientado no tempo e no espaço, pupilas isocóricas e fotorreagentes, sem déficit motor. Extremidades: sem edema. Após 48 horas da admissão e tratamento instituído, o paciente evoluiu com quadro de desorientação psicomotora, alternando agitação com sonolência. Alteração do ciclo sono-vigília, associado a déficit de atenção e períodos de alucinação visual. No exame neurológico, mantinha-se com pupilas isocóricas e fotorreagentes e sem déficit motor. Com relação a esse caso, é correto afirmar:</P>