Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Homem, 66 anos, em tratamento para HAS e diabete melito, apresenta icterícia e prurido há 2 semanas. É submetido à CPER sob anestesia com propofol IV. A contrastação da via biliar demonstra estenose no terço médio do colédoco com dilatação amontante. Doze horas após o procedimento, está obnubilado e com hipotensão arterial. Qual é a provável causa deste quadro clínico?

A
Acidente vascular encefálico.
B
Pneumonia de aspiração.
C
Hipovolemia por desidratação.
D
Pancreatite aguda.
E
Colangite.
A respeito dos mecanismos de retrocontrole responsáveis pela regulação do ciclo mestrual, verifica-se que:
A lombalgia é responsável por uma grande parte das faltas ao trabalho e suas repercussões econômicas. Alguns estudos de demanda estimam que esteja entre os 5 a 10 diagnósticos mais frequentes. Sobre a lombalgia é CORRETO afirmar:
No teste do pezinho é feito triagem para fenilcetonúria (PKU). Com relação a essa patologia é correto afirmar:
Paciente do sexo feminino, 22 anos de idade, com história clínica evidenciando episódios de dor em hipocôndrio direito, náuseas e vômitos, associados à icterícia e colúria, desde a infância. Após a avaliação inicial, realizou ultrassonografia de abdome que evidenciou colelitíase com dilatação de colédoco. Realizou colangiorressonância que mostrou litíase vesicular, dilatação fusiforme de colédoco (+/- 8 cm de maior diâmetro), entretanto sem coledocolitíase e sem dilatação das vias biliares intra-hepáticas. Assinale a alternativa CORRETA.
Compartilhar