Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Neurologia

Reumatologia

Homem, 67 anos, com histórico de fraqueza muscular progressiva por 10 anos. Ao exame físico apresentava fraqueza muscular proximal e também nas mãos e pés. CPK (creatinofosfoquinase) era duas vezes o valor normal. Eletroneuromiografia evidencia miosite ativa com achados de neuropatia sobreposta. Sem história familiar. Dos diagnósticos a seguir, qual é o mais adequado?

A
Dermatomiosite.
B
Lupus Eritematoso Sistêmico.
C
Distrofia Muscular.
D
Miosite de corpo de inclusão.
E
Miopatia Sarcoide.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que mais 61.000 novos homens serão diagnosticados com câncer de próstata no Brasil, em 2016. Isso corresponde a aproximadamente 30% dos casos de câncer no homem brasileiro, superando em número qualquer outro tipo de tumor, exceto os casos de tumores de pele não melanoma. Sobre o câncer de próstata, assinale a alternativa que NÃO é fator de risco.
Paciente do sexo masculino, 70 anos, hipertenso, etilista, portador de insuficiência coronariana com angina estável, sem história de dor abdominal, durante exame de ultrassom para investigação de elevação de enzimas hepáticas, foi evidenciado aneurisma de aorta abdominal. Foi então submetido a angiotomografia de abdome que apresentou um aneurisma fusiforme da aorta abdominal infra-renal medindo 4,2 cm no maior diâmetro, com trombos murais. Um ano após o achado, a angiotomografia foi repetida e mostrou um aumento do aneurisma, com o mesmo apresentando 4,5 cm no maior diâmetro. Qual medida deve ser tomada?
Criança de 1 ano e 6 meses é trazida à consulta devido a aumento de volume em região inguinal direita quando chora. Exame físico evidencia aumento de volume em região inguinoescrotal direita com "sinal da seda" presente. É CORRETO afirmar que:
Mensalmente você atende os pacientes de uma comunidade rural remota do município de Cascavel, interior do Ceará. Em um dos dias de atendimento, você atende um senhor de 72 anos de idade, agricultor, com queixa de hipoacusia há 6 meses. À otoscopia é mostrada na figura abaixo. (VER IMAGEM) Qual a conduta para esse caso?
Compartilhar