Homem, 67 anos, com histórico de fraqueza muscular progressiva por 10 anos. Ao exame físico apresentava fraqueza muscular proximal e também nas mãos e pés. CPK (creatinofosfoquinase) era duas vezes o valor normal. Eletroneuromiografia evidencia miosite ativa com achados de neuropatia sobreposta. Sem história familiar. Dos diagnósticos a seguir, qual é o mais adequado?
A
Dermatomiosite.
B
Lupus Eritematoso Sistêmico.
C
Distrofia Muscular.
D
Miosite de corpo de inclusão.
E
Miopatia Sarcoide.
Outras questões
Paciente de 65 anos, previamente hígido e trabalhador braçal, deu entrada no Pronto Socorro com náuseas e vômitos há 6 horas, dor inguinal direita intensa com irradiação testicular e aumento do volume em região inguinal. Refere ter sido submetido há 1 ano a prostatectomia por doença benigna. No exame clínico abaulamento irredutível em região inguinal acompanhado de dor intensa à palpação. Achado transoperatório de anel inguinal interno dilatado com preservação de parede posterior, contudo isquemia de alça de íleo encarcerada com omento. Neste caso o diagnóstico e tratamento prováveis são
Com relação aos aneurismas de aorta, podemos afirmar:
Paciente do sexo feminino de 24 anos vem à consulta urológica com um histórico prévio de dor lombar esquerda há cerca de 1 ano. Refere quadros de infecção urinária de repetição, os quais “nunca curaram com antibiótico” (sic). Relata que apresenta pelo menos 4 episódios de infecção urinária por ano desde os 16 anos de idade. No exame físico, apresenta discreto desconforto à palpação da loja renal esquerda. Traz consigo uma tomografia computadorizada de um mês atrás que mostra um cálculo coraliforme parcial (envolvendo a pelve renal e os cálices inferior e médio) do lado esquerdo, com 3,2 cm no maior eixo, com discreta hidronefrose. Rim direito normal, bexiga normal. Não se evidenciam cálculos no ureter. Considerando que atualmente a paciente não apresenta infecção urinária e seus exames laboratoriais são normais, qual é a melhor opção de tratamento?
Analisando o Sistema Lacrimal, é INCORRETO afirmar que: