Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Neurologia

Reumatologia

Homem, 67 anos, com histórico de fraqueza muscular progressiva por 10 anos. Ao exame físico apresentava fraqueza muscular proximal e também nas mãos e pés. CPK (creatinofosfoquinase) era duas vezes o valor normal. Eletroneuromiografia evidencia miosite ativa com achados de neuropatia sobreposta. Sem história familiar. Dos diagnósticos a seguir, qual é o mais adequado?

A
Dermatomiosite.
B
Lupus Eritematoso Sistêmico.
C
Distrofia Muscular.
D
Miosite de corpo de inclusão.
E
Miopatia Sarcoide.
No Programa de Saúde da Família, o médico no acompanhamento de uma criança deve considerar o seguinte aspecto:
Paciente masculino com 58 anos, fumante e consumidor diário de bebidas alcoólicas, com suspeita de ser portador de neoplasia originária na mucosa das vias aerodigestivas superiores (VADS). Dentre as afirmativas abaixo, assinale a incorreta.
Mulher, 65 anos, com dor em fossa ilíaca esquerda há 2 dias. Ao exame, em bom estado geral, hidratada, PA 140x90mmHg, pulso 110, temperatura 38 ºC, abdome discretamente distendido com dor intensa à palpação da fossa ilíaca esquerda, sem irritação peritoneal. Assinale a alternativa que apresenta o exame para diagnóstico e o tratamento inicial, respectivamente:
Paciente com 35 anos apresenta tumoração próxima ao ânus, com dor intensa, febre, mal-estar, calafrios e tenesmo retal. Assinale a alternativa correta. 
Compartilhar