Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Homem, 68 anos, com insuficiência cardíaca compensada e DPOC, apresenta quadro abdominal agudo compatível com síndrome perfurativa. Na cirurgia, é encontrada peritonite fecal difusa secundária à diverticulite aguda de sigmoide. Em relação ao uso de antibióticos, são feitas as seguintes assertivas. I. É imprescindível a coleta de secreção peritonial para orientar a terapêutica medicamentosa. II. A flora a ser coberta pelos antibióticos é a aeróbia gram-negativa e anaeróbia. III. A utilização de aminoglicosídeos é a melhor opção terapêutica para cobrir a flora gram-negativa. Qual é a alternativa correta?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas I e III.
E
I, II e III.
Um paciente de 72 anos, com hipertensão arterial, insuficiência cardíaca compensada e doença pulmonar obstrutiva crônica moderada, tem agora diagnóstico de empiema pleural na sua fase organizada (crônica) em base do hemitórax anterolateral direito. Foi encaminhado por uma unidade de pronto atendimento para continuidade do tratamento. Neste caso, qual dos procedimentos abaixo deve ser indicado?
Considerando a hipertensão porta, a classificação de Child modificada utiliza parâmetros clínicos e laboratoriais para avaliar a reserva funcional hepática. Não faz parte da classificação Child C o paciente que apresenta:
Gestante de 20 semanas dá entrada no pronto-socorro no dia 11/10/2008 com dores abdominais. Refere que sua última menstruação foi no dia 15/05/2008 (primeiro dia do último período menstrual normal) e que tem três filhos vivos, sendo um filho de parto normal e um parto cesariana de gemelar. Qual é a idade gestacional calculada e qual a data provável de parto pela regra de Nägele, respectivamente?
Instruções: Para responder às questões de números 27 a 29 assinale, na folha de respostas, a alternativa que contém a afirmação correta em relação ao assunto indicado: Sífilis durante a gestação.
Compartilhar