Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Infectologia

Pneumologia

Cirurgia Geral

Homem, 68 anos, vem à emergência com quadro abdominal agudo, de início há 12 horas. Cardiopata isquêmico e DPOC grau II. Ao exame físico, constata-se que se trata de paciente obeso, com evidências óbvias de peritonite difusa. Apresenta leucocitose com desvio à esquerda, e o RX simples de abdome mostra pneumoperitônio. O diagnóstico pré-operatório é de peritonite difusa por víscera oca perfurada, possivelmente por diverticulite aguda perfurada. Em relação à conduta antibiótica no caso, analise as alternativas abaixo. I - O esquema antibiótico deve incluir, obrigatoriamente, cobertura para aeróbios gram-negativos, gram-positivos e anaeróbios. II - A coleta e exame cultural de material purulento da cavidade são indispensáveis para a definição do tratamento. III - Monoterapia com droga que cubra gram-negativos e anaeróbios pode ser alternativa à associação de antibióticos. Qual a alternativa correta?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas I e III.
E
Apenas II e III.
Qual das afirmações abaixo, a respeito da colangite, é verdadeira?
Um paciente jovem, com aproximidamente 70 kg de peso, foi vítima de acidente automobilístico com suspeita de trauma abdominal contuso; apresentava-se taquicárdico ( 130bpm), taquipneico ( 30ipm), com pressão arterial 90x 60mmHg. Estava descorado, com dor abdominal e leve defesa à palpação. Sua perda volêmica pode ser estimada em:
Em relação às fraturas expostas: I - São comuns na tíbia devido à falta de cobertura muscular em toda a sua face anteromedial. II - De acordo com a classificação de Gustilo e Anderson, as fraturas expostas da tíbia, com ferida da pele menor do que um centímetro, mas com radiografia demonstrando fratura segmentar, são classificadas como grau III. III - Em fratura exposta grau I (Gustilo e Anderson), deve-se iniciar esquema antibiótico com Cefalosporina de Primeira Geração e Aminoglicosídeo. IV- Os objetivos do tratamento cirúrgico das fraturas expostas da tíbia consistem em lavagem mecânica e cirúrgica, desbridamento dos tecidos desvitalizados e estabilização da fratura. V - A classificação de Gustilo e Anderson leva em consideração a extensão da lesão de pele apenas. Quais das afirmativas acima estão CORRETAS?
No Brasil, a vacina mais reatogênica em uso é a DPT de células inteiras, combinada com vacina contra Haemophilus influenzae tipo B. Frequentemente causa reações locais, febre e raramente episodio hipotônico hiporresponsivo (EHH). Assinale a INCORRETA:
Compartilhar