Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Homem, 72 anos de idade, com tensão arterial mantida em níveis de 175 X 80 mmHg, sem outras alterações, procura atendimento médico. O tratamento mais recomendado é:

A
iniciar propanolol oral.
B
iniciar nifedipina oral.
C
iniciar captopril oral.
D
indicar controle dietético de sódio, apenas.
E
iniciar diurético tiazídico oral.
Uma menina, com 7 anos de idade, é levada ao consultório médico e recebe o diagnóstico de faringite aguda. Os principais agentes envolvidos, por ordem de frequência são:
A ocorrência de corpos estranhos localizados nas cavidades nasais, nas orelhas e na orofaringe é motivo de frequentes consultas em serviços de emergência. Sobre esse tipo de ocorrência, é correto afirmar:
Menina de 2 anos, com febre alta (> 39°C), otalgia e otorreia purulenta em ouvido direito. Em uso de amoxicilina há 48 horas, houve piora do quadro com aparecimento de hiperemia e dor na região retroauricular. A conduta adequada neste caso será:
Homem de 60 anos, sem comorbidades, totalmente assintomático, procura urologista para realizar exame da próstata. Ao exame físico apresenta próstata de 40 gramas, fibroelástica, sem nódulos. PSA = 6,2 ng/dL. Submetido à biópsia prostática que revelou adenocarcinoma de próstata Gleason 7 (4+3) em 50% de 5 fragmentos entre 14 analisados. Indique a alternativa correta:
Compartilhar