Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Homem, 72 anos de idade, com tensão arterial mantida em níveis de 175 X 80 mmHg, sem outras alterações, procura atendimento médico. O tratamento mais recomendado é:

A
iniciar propanolol oral.
B
iniciar nifedipina oral.
C
iniciar captopril oral.
D
indicar controle dietético de sódio, apenas.
E
iniciar diurético tiazídico oral.
Na propedêutica pelo perfil biofísico fetal são marcadores agudos, EXCETO:
O defeito fundamental da tetralogia de Fallot é o desvio anterosuperior do septo infundibular. A clínica do paciente é variável, desde uma criança sem cianose a outra com cianose importante. A alternativa associada a um paciente com cianose importante é:
Mulher, 63 anos de idade, portadora de câncer uterino, relata perda de 7 kg do peso corporal nos últimos 2 meses. Previamente à internação, a sua dieta consistia de pão de milho, batata e cereais. Durante a internação, a ingestão de alimentos foi mínima e foi mantida com hidratação endovenosa. Ao exame físico: não possuía dentes; peso = 47 kg; altura = 150 cm. Submeteu-se a histerectomia e, cinco dias após, apresentou deiscência de sutura abdominal. Ao exame físico: perda significativa de cabelos, petéquias perifoliculares, principalmente nos membros inferiores, sangramento cutâneo nas áreas próximas às punções venosas e edema generalizado. Peso de 63 kg. Exames laboratoriais: albumina = 2 g/dl. O diagnóstico é:
RN com 37 semanas apresentando logo após nascimento um quadro clínico de desconforto respiratório leve (predominando taquipnéia = 100 ipm), e no rx tórax é visto infiltrado bilateral difuso com aumento da trama broncovascular (imagem conhecida como "coração cabeludo"). Com tratamento adequado houve melhora dos sintomas em 48h. Esse quadro clínico é compatível com:
Compartilhar