Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Neurologia

Homem, 80 anos, antecedentes de HAS não controlada há vários anos. Em uma caminhada habitual há dois dias, apresentou sudorese fria, tontura, escurecimento de vista, aperto retroesternal, queda ao chão, com perda total da consciência e incontinência esfincteriana. Trazido ao PS pálido +++/4, cianose de extremidades, consciente, sonolento, sem sinais neurológicos de localização, pulso = FC = 56 bat/min; PA = 100 x 80 mmHg; Ictus de VE impulsivo e sustentado; BRNF SS++/4 em foco Ao. e Ao. acessório, com irradiação para carótida direita, mesossistólico e rude, com frêmito sistólico em foco Ao. Pulmões limpos. Pulsos periféricos finos e simétricos. ECG com sinais de sobrecarga ventricular esquerda evidentes. Baseado nos dados, assinale a alternativa correta.

A
A bradicardia justifica a perda de consciência, pelos sinais de baixo débito.
B
Taquicardia ventricular não sustentada, decorrente de isquemia miocárdica, com angina de esforço foi a causa da síncope.
C
Paciente provavelmente apresenta síndrome de Stocke-Adams, decorrente da estenose da valva aórtica senil.
D
A presença de sopro carotídeo somente do lado direito sugere isquemia cerebral como causa da síncope.
E
Pela perda de controle esfincteriano, o paciente provavelmente apresentou crise convulsiva.
São ações do paratormônio, EXCETO:
Os distúrbios da motilidade esofágica são alterações funcionais e interferem na deglutição ou produzem disfagia sem qualquer obstrução mecânica. Os sintomas de regurgitação, perda de peso, disfagia após ingestão inicial de líquidos gelados, hipomotilidade e aumento da incidência de câncer de esôfago são características comumente encontradas em:
O câncer de esôfago é a sexta causa de neoplasia no mundo e a terceira do trato digestivo. Baseado nestas informações, marque o item INCORRETO.
Sobre esôfago de Barrett, assinale a resposta correta.
Compartilhar