Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Homem, 80 anos de idade, saudável previamente, deu entrada às 19 horas no pronto-socorro, confuso e sonolento. Acompanhante relatou que o mesmo almoçou e foi dormir durante uma hora, como faz todos os dias, porém, acordou nesse estado e mantém-se assim até o momento. Assinale a alternativa correta:

A
o diagnóstico de demência está descartado, pois a história é aguda;
B
o diagnóstico de isquemia encefálica está descartado, pois não há déficit motor;
C
o diagnóstico de IAM está descartado, pois não houve relato de precordialgia;
D
o diagnóstico de pneumonia está descartado, pois não há história de febre.
Paralisia completa de III nervo craniano acompanhada de cefaleia sugere:
Recém-nascido aparentemente sadio recebe alta do alojamento conjunto com 36 horas de vida. Em retorno ambulatorial com 74 horas de vida, apresenta-se ictérico zona IV, com perda de 12% do peso de nascimento e em aleitamento materno exclusivo.Tipagem sanguínea da mãe: O positivo e do RN: A negativo. Mãe de 27 anos, primigesta, com história de infecção urinária tratada, sem controle de cura. Qual a provável etiologia da ictérica?
Neonato, pequeno para idade gestacional, em regime de alojamento conjunto, apresenta letargia, apatia, tremores de extremidades e apneia. Foi instituída hidratação venosa com infusão de glicose e ventilação com pressão positiva, com rápida melhora do quadro. Diagnosticado hipoglicemia neonatal. Qual o mecanismo fisiopatológico provável para hipoglicemia desse neonato?
Um paciente com anemia normovolêmica, sem risco cardíaco significativo e sem perda sanguínea antecipada, pode ser operado com hemoglobina de:
Compartilhar