Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Homem, 80 anos de idade, saudável previamente, deu entrada às 19 horas no pronto-socorro, confuso e sonolento. Acompanhante relatou que o mesmo almoçou e foi dormir durante uma hora, como faz todos os dias, porém, acordou nesse estado e mantém-se assim até o momento. Assinale a alternativa correta:

A
o diagnóstico de demência está descartado, pois a história é aguda;
B
o diagnóstico de isquemia encefálica está descartado, pois não há déficit motor;
C
o diagnóstico de IAM está descartado, pois não houve relato de precordialgia;
D
o diagnóstico de pneumonia está descartado, pois não há história de febre.
Paciente de 20 anos, refere aumento súbito de volume em bolsa escrotal à esquerda, doloroso, após traumatismo jogando handebol, há 3 dias. Ao exame observa-se aumento de volume à esquerda, tenso, pouco doloroso, teste de transiluminação de difícil avaliação, não se conseguindo diferenciar os elementos da bolsa escrotal pela palpação. São diagnósticos possíveis, EXCETO:
Paciente do sexo feminino, 65 anos, dá entrada no pronto-socorro com relato de hematêmese de grande monta há cerca de 30 minutos. Os sinais vitais de entrada são: P.A 100 x 60 mmHg e FC 88 bpm. Realiza-se a passagem de cânula nasogástrica com saída de cerca de 300 ml de sangue vivo. Após ressuscitação volêmica da paciente, qual é o próximo passo na investigação diagnóstica da mesma?
Homem de 29 anos, vítima de acidente automobilístico sofreu fratura fechada de diáfise de fêmur direito. Internado com tração esquelética há 2 dias, começou a apresentar desconforto respiratório, confusão mental, taquicardia, petéquias e febre. Gasometria revela PO2 de 55 mmHg, P.A . 110 x 70 mmHg. A hipótese diagnóstica provável é:
A respeito do desenvolvimento neuropsicomotor da criança normal, no primeiro ano de vida, são corretas as afirmações abaixo, EXCETO:
Compartilhar