Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Homem 80 anos, ex-tabagista com DPOC, apresenta história de piora da dispneia há 2 dias, aumento da expectoração que se tornou amarelada e febril. Na ausculta, há um foco de pneumonia em base esquerda, além de PA de 100x60 mmHg, FR de 36 por minuto e pulso de 128 bpm. Com relação ao local de tratamento e escolha antibiótica, pode-se afirmar que a opção correta é:

A
enfermaria e ceftriaxone e macrolideo.
B
enfermaria e amoxacilina.
C
UTI e ceftriaxone e macrolídeo.
D
UTI e ampicilina.
E
semi-intensiva e quinolona, sem espectro antipneumocócica.
Uma menina de 7 anos apresentou abaulamento cervical súbito, em linha média, após quadro de infecção de vias aéreas superiores. Está afebril. Palpa-se nódulo de consistência cística, com sinais flogísticos, móvel à deglutição e à protrusão da língua. Em relação ao caso, é correto afirmar:
Qual a cardiopatia congênita que mais frequentemente se manifesta com insuficiência cardíaca na infância?
Lactente, 4 meses, é internado por quadro de insuficiência cardíaca. Ao exame, evidenciam-se palidez, desconforto respiratório e taquicardia. Pulso pedioso não palpável bilateralmente. A cardiopatia congênita é:
Uma paciente com cólica nefrética há 15 dias. Apresenta ecografia urinária com cálculo de 1,5 cm de diâmetro situado a ureter terminal complicado por hidronefrose. Qual o tratamento indicado?
Compartilhar