Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Otorrinolaringologia

Homem, com 35 anos de idade, procura atendimento médico por apresentar aumento progressivo da região cervical à direita, há 30 dias. Nega febre, emagrecimento, tosse ou dispneia e dor no local da massa. Ao exame, massa cervical anterior direita, mal delimitada, aderida a planos profundos, consistência endurecida, com cerca de 8 centímetros no seu maior diâmetro. Restante do exame físico normal, exceto pelo aumento da amígdala direita (cerca de 4 vezes maior do que a esquerda). Podemos afirmar que a principal hipótese diagnóstica é de:

A
doença infecciosa, tipo mono-like. Sorologias para mononucleose, toxoplasmose, citomegalovirose serão realizadas.
B
tuberculose ganglionar e o diagnóstico será feito a partir da biópsia do linfonodo.
C
carcinoma de cabeça e pescoço com sítio primário desconhecido e a próxima etapa é realizar a punção aspirativa por agulha fina para detecção de células epiteliais neoplásicas.
D
doença linfoproliferativa e a próxima etapa é biópsia da massa ou da amígdala direita.
E
linfoma de Hodgkin e a próxima etapa é realizar a punção aspirativa por agulha fina para detecção de células de Reed-Sternberg.
Considere um paciente de 58 anos de idade, diabético há cinco anos, obeso, hipertenso há dois anos, com fundoscopia sem alterações e ausência de microalbuminúria. Assinale a alternativa CORRETA : Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. Cecil - Tratado de Medicina Interna - 21ª Edição.
Ao ser chamado para assistência ao recém-nascido em sala de parto, você é informado de que a gestação é a termo, a mãe tem pré-natal completo e sem intercorrências, o trabalho de parto durou cerca de cinco horas, as membranas foram rompidas no ato e o líquido amniótico é claro e com grumos. No momento do nascimento, o período expulsivo foi prolongado e o bebê nasce em apnéia. A conduta inicial MAIS APROPRIADA será: Referência: SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA - Curso de reanimação Neonatal.
No atendimento aos politraumatizados, segundo a orientação do ATLS (Advanced Trauma Life Suport®), podemos dizer que a afirmativa INCORRETA é: (Referência: SUPORTE AVANÇADO DE VIDA NO TRAUMA (Advanced Trauma Life Suport®) 7ª Edição).
Paciente masculino de 35 anos admitido no PS, deambulando com dificuldade, confuso, sem familiares para relatar sobre medicações, drogas ilícitas e doenças prévias. Na avaliação inicial apresentou Glasgow 13, LCR normal, RX de tórax e tomografia de abdome sem alterações. Sem lesões em pele e sem sinais de emagrecimento. PA 140/80 mmHg, FC 135 bpm, temp. 40,5ºC, FR 20 ipm. Hemograma e PCR normais. Dentre as possíveis causas desse quadro, NÃO é compatível com a clínica do paciente:
Compartilhar