Questões na prática

Otorrinolaringologia

Homem, com 45 anos de idade, hipertenso em uso de hidroclorotiazida 50 mg/dia, dá entrada em Pronto-Socorro com epistaxe grave à esquerda. Ao exame: pressão arterial de 16X11 mmHg, com sangramento ativo posterior de fossa nasal esquerda. Realizado tamponamento Antero-posterior (TAP) com sonda Foley à esquerda com sucesso. Controle da pressão foi obitido com captopril sublingual. Qual a MELHOR conduta?

A
Internação e ligadura da artéria esfenopalatina assim que possível.
B
Internação e manutenção do TAP por 48 a 72h, com posterior retirada em centro-cirúrgico sob anestesia geral.
C
Trocar o TAP por tampão anterior, já que a pressão arterial, principal fator etiológico, está controlada, e o TAP está associado a complicações graves.
D
Internação para troca do TAP de Foley por TAP com gaze ancorada, em centro-cirúrgico, pois o TAP de Foley perde a efetividade com o passar do tempo, devido à perda de pressão do balão.
E
Manutenção do TAP por, no mínimo, 72h, em regime ambulatorial.
Mulher de 82 anos, analfabeta, é atendida no ambulatório e é realizada uma Avaliação Geriátrica Ampla (AGA), com os seguintes resultados: De acordo com a AGA, os riscos à paciente são
Menina, 12a, após consulta médica, realiza Tomografia Computadorizada de crânio e seios da face: A ACUIDADE VISUAL E A MOVIMENTAÇÃO OCULAR DEVEM SER RESPECTIVAMENTE:
Mulher, 54 anos de idade, procura atendimento com queixa de baixa acuidade visual há 4 meses, pior em olho direito, de forma progressiva e indolor. Nega outros sintomas oculares. Apresenta DM tipo 2 insulino- dependente há 14 anos, HAS controlada há 7 anos e IMC 30 kg/m². O que se espera encontrar no exame oftalmológico dessa paciente?
Um paciente adulto jovem (19 anos) apresenta lesão de consistência amolecida, com 7 cm de diâmetro, localizada no nível III à esquerda, anterior ao músculo esternocleidomastóideo, indolor à palpação e que, à PAAF, veio com o detalhe de lesão cística com presença de cristais de colesterol. Qual é a principal hipótese diagnóstica?
Compartilhar