Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Homem, com 45 anos de idade, apresenta-se em consulta ambulatorial com miocardiopatia dilatada idiopática, insuficiência cardíaca em classe funcional II e fração de ejeção de VE estimada em 30% por ecocardiograma recente. Faz uso regular de digoxina, enalapril e diuréticos. Devido a sintomas de palpitações, exame de Holter é realizado e demonstra a presença de 22.000 extrassístoles ventriculares em 24 horas. Também ocorreram 4 salvas de taquicardia ventricular não sustentada (com até 6 batimentos de duração). Qual a sua recomendação para o tratamento deste paciente?

A
Betabloqueadores.
B
Diminuição de digoxina e adicionar espironolactona.
C
Suspensão de digoxina.
D
Encaminhamento para estudo eletrofisiológico e terapia antiarrítmica guiada pelo estudo.
E
Implante de cardiodesfibrilador (CDI).
Embora a rinite alérgica seja doença de diagnóstico predominantemente clínico, a avaliação laboratorial pode ajudar na identificação etiológica. Dentre as alternativas abaixo, qual apresenta afirmação CORRETA na investigação laboratorial da rinite alérgica?
Sobre doenças inflamatórias intestinais, correlacione: 1) Doença de Crohn; 2) Retocolite ulcerativa; ( ) Lesão histológica típica é o granuloma não-caseoso. ( ) Infiltrado inflamatório intestinal transmural. ( ) Proctocolectomia total é curativa. ( ) Lesões "salteadas", envolvimento assimétrico do intestino e aparência em "pedras de pavimentação". ( ) É a que mais frequentemente se associa à colangite esclerosante. ( ) Anticorpos anca-p presentes em 75% dos paciente com esta doença. A sequência correta é:
Um recém-nascido apresenta nos primeiros dias de vida um quadro clínico de vômitos repetidos não biliosos. Ao exame físico, palpa-se uma oliva no abdome superior direito. O diagnóstico provável é:
Qual o nome da hérnia interna que pode acometer pacientes em pós-operatório de bypass gástrico pré-cólico (bariátrica), cujos limites sejam o mesocólon transverso e o mesentério da alça alimentar?
Compartilhar