Homem com 72 anos, dor abdominal em cólica há 24 horas. Parada de eliminação de gases e fezes, negando enjôo ou vômitos. Ao exame clínico distensão abdominal, timpanismo, com ausência de descompressão dolorosa e ruídos peristálticos aumentados.Toque retal descrito como sem anormalidades. Recebendo este paciente no pronto-socorro, qual procedimento solicitaria para confirmar o diagnóstico?
A
Colonoscopia virtual.
B
Tomografia abdominal.
C
Enema (clister) Opaco.
D
Radiografia simples de abdome.
E
Videocolonoscopia.
Outras questões
Uma paciente de 50 anos de idade, tabagista, está no 1° dia de pós-operatório de uma nefrectomia eletiva realizada por via videolaparoscópica para tratamento de um tumor renal e apresenta febre de 38° C. A causa mais provável desta febre é:
Paciente de 70 anos chega à Emergência com queixa de dor súbita na perna direita que teve início havia 6 horas. O pé encontra-se pálido e com parestesia, porém com função motora preservada. Exame físico: Pulso femoral 3+/4+. Poplíteo, tibial anterior e tribial posterior ausentes. Das opções abaixo quais são os tecidos mais sensíveis à isquemia aguda, secundária à oclusão arterial aguda:
Homem de 19 anos com história prévia de otite média aguda recorrente apresenta-se com otorréia crônica sem otalgia. Ao exame físico, evidencia-se perfuração da membrana timpânica. Em relação a esta afecção, assinale a alternativa ERRADA:
Paciente do sexo feminino apresenta desde o nascimento fístula em região pré-auricular que tem resolução espontânea. Atualmente com 15 anos de idade, apresenta tumoração pré-tragal com pequeno orifício. O diagnóstico e a principal preocupação do cirurgião durante o tratamento definitivo do quadro clínico em questão, são, respectivamente,