Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Homem de 18 anos chegou ao pronto-socorro com queixa de dor abdominal e anorexia há 2 dias, vômitos há um dia e parada de eliminação de gases e fezes há 18 horas. Exame físico: desidratado, corado, eupneico, febril (temperatura axilar de 38,8 ºC), pulmões livres, abdome distendido, doloroso à palpação profunda de fossa ilíaca direita, descompressão brusca dolorosa positiva em fossa ilíaca direita, ruídos hidroaéreos diminuídos, toque retal com ampola ampla e sem lesões ou fezes palpáveis. A conduta a ser adotada é:

A
antibioticoterapia após coleta de hemograma e ultrassonografia de urgência.
B
solicitar tomografia computadorizada e entrar com antibioticoterapia.
C
indicar cirurgia de urgência.
D
sonda nasogástrica de grosso calibre e hidratação endovenosa com observação rigorosa e reavaliação em 24 horas.
E
ultrassonografia abdominal e drenagem de abscesso intracavitário se necessário.
Durante o esvaziamento vesical, ocorre:
Associe os fármacos (coluna da esquerda) a seus efeitos e propriedades (colunas da direita): 1- inibidor não seletivo da COX; 2- Paracetamol; 3- inibidor seletivo da COX 2; 4- Morfina; 5- Dipirona. ( ) Não tem dose-teto estabelecida. ( ) Pode ocasionar aplasia de medula. ( ) Pode provocar toxicidade hepática. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita é:
Em pacientes com pancreatite aguda biliar grave, qual das medidas abaixo é a mais importante para prevenir complicações da doença?
Considere as assertivas abaixo em relação às intoxicações exógenas.I - Salvo poucas exceções, administração de carvão ativado isoladamente é a intervenção adequada em caso de intoxicação por ingestão de medicamentos. II - Lavagem gástrica está contraindicada em caso de ingestão de substâncias cáusticas. III - Xarope de Ipeca (para induzir vômitos) está indicado para pacientes que apresentam piora progressiva de sensório. Quais as corretas?
Compartilhar