Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Homem de 18 anos chegou ao pronto-socorro com queixa de dor abdominal e anorexia há 2 dias, vômitos há um dia e parada de eliminação de gases e fezes há 18 horas. Exame físico: desidratado, corado, eupneico, febril (temperatura axilar de 38,8 ºC), pulmões livres, abdome distendido, doloroso à palpação profunda de fossa ilíaca direita, descompressão brusca dolorosa positiva em fossa ilíaca direita, ruídos hidroaéreos diminuídos, toque retal com ampola ampla e sem lesões ou fezes palpáveis. A conduta a ser adotada é:

A
antibioticoterapia após coleta de hemograma e ultrassonografia de urgência.
B
solicitar tomografia computadorizada e entrar com antibioticoterapia.
C
indicar cirurgia de urgência.
D
sonda nasogástrica de grosso calibre e hidratação endovenosa com observação rigorosa e reavaliação em 24 horas.
E
ultrassonografia abdominal e drenagem de abscesso intracavitário se necessário.
Dos fatores abaixo citados qual não exibe correlação com a diabetes gestacional?
As mulheres adultas sobreviventes de abuso sexual na infância, quando comparadas a mulheres que não sofreram abuso sexual, estão sob maior risco de desenvolver todos os distúrbios abaixo, exceto:
Paciente do sexo masculino, 55 anos, usuário de álcool e tabaco há 38 anos, apresenta tumoração em cavidade oral, irregular, endurada, fixa, dolorosa, que causa disfagia e sensação de corpo estranho. Informa emagrecimento de 10 Kg nos últimos 2 meses. Foi submetido à biópsia da tumoração cujo histopatológico concluiu tratar-se de lesão maligna, a mais frequente nesta topografia. Qual o provável tipo histológico?
O tabagismo está presente na carcinogênese de vários tumores. Nas sequências abaixo qual a que contém apenas órgão/sedes em que o fumo é fator determinante no aparecimento de canceres?
Compartilhar