Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Homem de 18 anos chegou ao pronto-socorro com queixa de dor abdominal e anorexia há 2 dias, vômitos há um dia e parada de eliminação de gases e fezes há 18 horas. Exame físico: desidratado, corado, eupneico, febril (temperatura axilar de 38,8 ºC), pulmões livres, abdome distendido, doloroso à palpação profunda de fossa ilíaca direita, descompressão brusca dolorosa positiva em fossa ilíaca direita, ruídos hidroaéreos diminuídos, toque retal com ampola ampla e sem lesões ou fezes palpáveis. A conduta a ser adotada é:

A
antibioticoterapia após coleta de hemograma e ultrassonografia de urgência.
B
solicitar tomografia computadorizada e entrar com antibioticoterapia.
C
indicar cirurgia de urgência.
D
sonda nasogástrica de grosso calibre e hidratação endovenosa com observação rigorosa e reavaliação em 24 horas.
E
ultrassonografia abdominal e drenagem de abscesso intracavitário se necessário.
Segundo o documento “Estimativa 2016: Incidência do câncer no Brasil”, do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, do Ministério da Saúde do Brasil, NÃO é fator de risco para câncer de próstata:
Em relação ao uso de terapia de suporte nutricional (TSN) em pacientes internados com desordens graves no trato gastrointestinal (TGI) é INCORRETO afirmar:
Um paciente de 65 anos com Adenocarcinoma de próstata, escore de Gleason 6 (3+3), PSA = 7 ng/ml e que ao toque retal apresenta-se com tumor confinado à mesma (T1C) poderá ser submetido a qual conduta?
Comparece em sua unidade uma gestante de 32 semanas buscando aconselhamento, pois o ultrassom pré-natal do primeiro trimestre evidenciou gastrósquise, no feto. Nas ultrassonografias de controle, notam-se alças intestinais não recobertas por membranas, com ausência de dilatações, exteriorizadas em relação à parede abdominal anterior associado a sinais de crescimento intra-uterino restrito. Dentre as alternativas, indique aquela que corresponde a MELHOR CONDUTA a ser tomada, neste momento.
Compartilhar