Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Homem de 18 anos sofreu ferimento por arma de fogo na região torácica, com grande perda sanguínea. Chegou ao pronto-socorro em franco estado de choque hipovolêmico, onde recebeu rápida infusão de solução cristaloide. Havia indicação precisa para administração de concentrado de hemácias e toracotomia de urgência. Que conduta imediata tomar em relação à hemotransfusão?

A
Realizar tipagem e teste de compatibilidade e administrar hemoconcentrados compatíveis com o sangue do paciente.
B
Administrar concentrados de hemácia do tipo O Rh-negativo e encaminhar amostra de sangue para tipagem.
C
Administrar concentrados de hemácia do tipo A Rh-positivo, por ser o tipo de sangue mais frequente em nossa população.
D
Coletar amostra sanguínea para dosagem de hematócrito e hemoglobina antes da transfusão.
E
Realizar tipagem e teste de compatibilidade, estabilizando o paciente com expansores plasmáticos.
Em relação à terapêutica da insuficiência cardíaca, é incorreto afirmar que:
Mulher, 63 anos de idade, deu entrada no serviço de urgência com dor em hemiabdome direito após episódio de tosse. Apresentava diagnóstico de bronquite crônica há dois anos e três cirurgias abdominais prévias (histerectomia, drenagem de abscesso, colecistectomia). Ao exame, cicatriz xifopubiana atrófica, massa dolorosa palpável no quadrante superior direito, com descompressão dolorosa, sinal de Cullen e Grey-Turner presentes. Foram realizados exames laboratoriais (incluindo perfil de coagulação) e tomografica de abdome. Qual é a hipótese diagnóstica mais provável e conduta terapêutica?
Em consulta no ambulatório de cirurgia pediátrica a mãe refere que seu filho de 18 meses não apresenta o testículo esquerdo na bolsa escrotal desde o nascimento. Ao exame físico: testículo direito tópico e normotrófico, bolsa escrotal esquerda vazia e o testículo esquerdo não palpável na região inguinal. Qual o próximo passo a ser seguido?
Quando o recém-nascido (RN) é prematuro ou apresenta alterações na respiração ou no tônus muscular, quais são os passos iniciais da reanimação que devem ser executados, na sequência? I - aspirar a boca e as narinas; II - colocar o RN sob fonte de calor radiante; III - posicionar a cabeça do RN; IV - secar o RN e desprezar os campos úmidos.
Compartilhar