Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Homem de 19 anos com diabetes tipo I procurou o pronto-socorro com queda do estado geral, fraqueza e poliúria. Exame físico: hálito cetônico, desidratação +++/4+, respiração de Kussmaul. Exames laboratoriais: glicemia 398 mg/dl, sódio 141 mEq/l, potássio 4,0 mEq/l, cetonúria +++/4+, pH 7,02, pressão parcial de oxigênio 95 mmHg, pressão parcial de CO2 28 mmHg, bicarbonato 13 mEq/l. Assinale a conduta inicial.

A
Hidratação com soro fisiológico 0,9%, reposição de bicarbonato e insulina regular EV.
B
Hidratação com soro fisiológico 0,9%, reposição de potássio, bicarbonato e insulina regular EV.
C
Hidratação com soro fisiológico 0,45% e reposição de insulina regular EV.
D
Hidratação com soro fisiológico 0,45%, reposição de potássio, bicarbonato e insulina regular EV.
E
Hidratação com soro fisiológico 0,9%, reposição de potássio e insulina regular EV.
Uma criança de 7 anos estava brincando quando se dependurou em um tanque de lavar roupa que virou e caiu sobre ele gerando um trauma abdominal contuso na região supraumbelical do abdômen. À admissão na emergência a criança apresentava-se com dor abdominal intensa e foi submetida a um raio X de abdômen e tórax que evidenciou imagem de gás circundando os rins e grandes vasos abdominais. Esse achado mais provavelmente se deve a lesão de qual dos seguintes órgãos?
Marque a alternativa incorreta:
Homem de 45 anos é trazido ao Pronto-Socorro alcoolizado, vomitando, em mau estado geral e com fala pastosa. Após ser medicado com glicose a 50% e Metoclopramida EV, passou a apresentar piora do nível de consciência, ataxia e oftalmoplegia. A respeito desse caso, provavelmente o agravamento deveu-se a:
Lactente de 5 semanas de vida, com distensão abdominal acentuada e evacuação explosiva ao toque retal. Os pais relatam também que o mesmo apresentou retardo de eliminação do mecônio. O Enema Opaco do paciente demonstrou a clássica imagem do "Cone de Transição". O provável diagnóstico nesse caso é:
Compartilhar