Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Homem de 21 anos relata história de dor abdominal em FID há 3 dias, acompanhado de vômitos e febre. Foi submetido a laparotomia exploradora com achado de abscesso localizado decorrente de apendicite aguda. Foi feito coleta de conteúdo purulento para cultura, apendicectomia e drenagem da goteira perieto-cólica direita com dreno túbulo-laminar. No terceiro pós-operatório, após realimentação oral do paciente, este apresentou distensão abdominal, acompanhada de dor em cólica e vômitos. Assinale abaixo a conduta mais adequada para este caso:

A
Solicitação de tomografia computadorizada de abdome, enquanto aguardo resultado de cultura colhida.
B
Uso de enteroclisma visando melhora trânsito intestinal.
C
Iniciar jejum oral para o paciente e trocar o antibiótico segundo resultado da cultura.
D
Iniciar jejum para o paciente, passagem de sonda nasogástrica mais solicitação de radiografia simples de abdome em pé e deitado.
E
Jejum mais indicação de nova laparotomia para lise de aderências.
Menina de 8 meses é levada pela mãe ao posto médico do bairro onde reside, por estar apresentando coriza leve há 2 dias. A mãe nega hipertermia. Examinando o registro de imunizações da paciente, constatou-se que não foram efetuadas a terceira dose da vacina tetravalente e a segunda dose da vacina contra Rotavírus. Qual deve ser a atitude do médico em função desse achado?
Lactente de 7 semanas de vida, filho de mãe HIV+, sem intercorrências pós-natais, eutrófico e mamando fórmula láctea modificada para o primeiro semestre de vida, deve estar em uso, no momento, de:
A alternativa farmacológica ao fechamento cirúrgico da persistência do canal arterial (PCA), no período neonatal, é:
Um trabalhador de uma oficina mecânica é internado, na emergência, com cólicas abdominais, naúseas, vômitos, diarreia, mialgia, fraqueza e anemia microcítica e ferropriva. Suspeita-se de intoxicação por um agente químico. Entre as alternativas abaixo, o agente químico, com maior probabilidade de ser o responsável por esse quadro clínico, é:
Compartilhar