Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Homem de 21 anos relata história de dor abdominal em FID há 3 dias, acompanhado de vômitos e febre. Foi submetido a laparotomia exploradora com achado de abscesso localizado decorrente de apendicite aguda. Foi feito coleta de conteúdo purulento para cultura, apendicectomia e drenagem da goteira perieto-cólica direita com dreno túbulo-laminar. No terceiro pós-operatório, após realimentação oral do paciente, este apresentou distensão abdominal, acompanhada de dor em cólica e vômitos. Assinale abaixo a conduta mais adequada para este caso:

A
Solicitação de tomografia computadorizada de abdome, enquanto aguardo resultado de cultura colhida.
B
Uso de enteroclisma visando melhora trânsito intestinal.
C
Iniciar jejum oral para o paciente e trocar o antibiótico segundo resultado da cultura.
D
Iniciar jejum para o paciente, passagem de sonda nasogástrica mais solicitação de radiografia simples de abdome em pé e deitado.
E
Jejum mais indicação de nova laparotomia para lise de aderências.
Agnaldo, 29 anos, estudante, foi trazido ao Pronto Socorro pelo SAMU após ter sofrido atropelamento, o qual resultou em múltiplas fraturas. Qual é a medida mais eficaz para se evitar embolia gordurosa em Agnaldo?
Em relação à hérnia de PETERSEN, podemos afirmar que:
Gestante com 26 semanas de idade gestacional dá entrada no pronto-socorro obstétrico com quadro sugestivo de descolamento prematuro de placenta. É prontamente encaminhada para cesárea de emergência, sob anestesia geral. Seu recém-nascido, com peso estimado de 800 gramas, nasce em mau estado geral, em apneia, cianótico e hipotônico. Em relação ao caso, é correto afirmar:
Um menino de 8 anos apresenta dificuldade de interação social, mostrando isolamento e indiferença afetiva. Apresenta uma linguagem imatura, ecolalia e entonação monótona. Apresenta apego excessivo a objetos e fascínio por rodas em movimento. Seu desenvolvimento cognitivo está reduzido e o aspecto físico é normal. Qual o provável diagnóstico?
Compartilhar