Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Homem de 22 anos de idade, portador de meningoencefalite recebe uma dose de 1 g EV de um antibiótico em infusão rápida e apresenta prurido, eritema no pescoço e tórax, sendo imediatamente suspenso o medicamento. Que antibiótico foi administrado a esse paciente?

A
Tetraciclina.
B
Vancomicina.
C
Eritromicina.
D
Gentamicina.
E
Claritromicina.
Em relação à tuberculose, assinale a conduta correta em relação a uma criança contactante (pai é BK positivo++), de 5 anos, assintomática, vacinada e com PPD de 17 mm.
Sr. José manteve o quadro de tosse sem expectoração e emagrecimento, apesar de ter seguido suas orientações. Seu raio-x evidenciou um pequeno derrame pleural à direita. A pesquisa de BAAR no escarro foi negativa e o PPD não reator. A família traz, então, o resultado da cultura de escarro pedida pelo Centro de Referência para onde o encaminhou. A cultura foi positiva para M.tuberculosis. Foi-lhe prescrito o esquema I. Você, enquanto médico desta família, orienta-os a:
Em relação à dermatite das fraldas, qual das assertivas abaixo está correta?
Em relação aos cuidados pós-operatórios de um paciente submetido à Revascularização do Miocárdio: 1 - as causas mais comuns de baixo débito cardíaco são isquemia miocárdica, hipovolemia, alterações do ritmo e frequência cardíaca, disfunção miocárdica e tamponamento cardíaco. 2 - Uma diminuição da contração atrial de até 25% não influencia no débito cardíaco. 3 - O balão de contrapulsação aórtica está indicado quando os pacientes demonstram uma profunda disfunção miocárdica e que não respondem ao tratamento com drogas vasoativas. 4 - Quando existe tamponamento cardíaco a radiografia demonstra alargamento importante do mediastino associado aos sinais de baixo débito cardíaco. Assinale a resposta correta.
Compartilhar