Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Homem de 20 de idade, há uma semana com febre, mal-estar, fadiga e dor de garganta. Ao exame, a faringe estava hiperemiada sem exsudato. Adenopatia cervical posterior. Hepatimetria de 12 cm e esplenomegalia. Exames complementares: leucócitos 12.000, linfocitose e linfócitos atípicos, bilirrubina total de 2 mg/dl, AST e ALT de 70 UI/I. Anticorpo heterófilo positivo. Tinha sido medicado com ampicilina e desenvolvido erupção maculo-papular pruriginosa. O diagnóstico mais provável é:

A
hepatite A.
B
linfoma.
C
toxoplasmose.
D
mononucleose infecciosa.
E
citomegalovírus.
Um homem de 78 anos, previamente bem, é internado para tratamento de Pneumonia contraída na comunidade. A equipe de enfermagem relata que ele algumas vezes tem dificuldade de ser acordado, e outras vezes está agitado, desorientado e agressivo, comportando-se de modo inapropriado. O exame físico não é digno de nota, exceto pelos achados relacionados com a Pneumonia. Qual das seguintes respostas é a afirmativa mais acurada acerca do seu estado mental?
Qual das seguintes variáveis é mais importante corrigir em pacientes com DPOC descompensada?
Uma mulher de 47 anos relata que há 2 anos apresenta diminuição gradativa do desejo sexual, sendo que nos dois últimos meses o quadro ficou mais grave. Nega uso de medicamentos ou doenças crônicas conhecidas. Assinale a alternativa correta:
Em caso de Eclâmpsia, qual a conduta adequada?
Compartilhar