Questões na prática

Psiquiatria

Homem de 22 anos é trazido à emergência por uma ambulância devido a quadro de dor toráxica e formigamento nas mãos. Acredita ter sofrido ataque cardíaco e está muito assustado com a possibilidade de morrer subitamente. Relata episódios semelhantes toda vez que se encontra em locais com muitas pessoas. Nega antecedentes de qualquer doença. Ao exame, apresenta sudorese, taquipneia e pressão arterial, ligeiramente, acima de 140/90 mmHg. O eletrocardiograma mostra taquicardia sinusal. A temperatura, a glicemia e a dosagem de enzimas cardíacas estão normais. Qual o manejo mais apropriado para esta situação na emergência?

A
Esclarecer ao paciente a natureza dos sintomas.
B
Internar o paciente para observação por 24 horas.
C
Repetir o eletrocardiograma em 24 horas.
D
Monitorar os sinais vitais por 6 horas.
E
Aplicar uma ampola de diazepam por via intramuscular.
Recém-nascido a termo, Apgar 8 e 9, pequeno para idade gestacional, parto vaginal. No alojamento conjunto, apresento hipoatividade, cianose em mãos e pés, taquipneia. A glicemia era 30 mg/dl. O hematócrito central foi de 68% e havia trombocitopenia. O diagnóstico e a conduta imediata, respectivamente são:
Menina de cinco anos, cuja mãe teve tuberculose diagnosticada recentemente, foi encaminhada ao ambulatório de Pediatria para investigação. A criança apresenta cicatriz de BCG, está assintomática e o teste tuberculínico foi reator com 16 mm. Na radiografia simples de tórax, há imagem de nódulo hilar calcificado à direita. Neste caso, a conduta recomendada é:
Para destravar o joelho que se encontra em completa extensão a fim de se preparar o movimento de flexão qual/quais músculo (s) é/são requeridos inicialmente para contração dentre as opções abaixo?
Numa criança com suspeita clínica de hepatite viral aguda, os marcadores virais séricos mais apropriados a serem solicitados para definição diagnóstica do agente etiológico, dentre as opções abaixo, são:
Compartilhar