Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Psiquiatria

Homem de 22 anos foi encontrado desacordado. Encontra-se no momento, sonolento, com respiração espontânea, fala lentificada e confusa. Não apresenta outras alterações do exame físico. Foram excluídas causas orgânicas para o quadro. Assinale o provável diagnóstico e a conduta.

A
Intoxicação alcoólica; monitorizar o paciente, evitar uso de psicotrópicos.
B
Síndrome de abstinência do álcool; uso de benzodiazepínicos.
C
Intoxicação alcoólica; monitorizar paciente, uso de benzodiazepínicos e glicose IV.
D
Delirium tremens; monitorizar o paciente, uso de benzodiazepínico.
E
Síndrome de abstinência do álcool; evitar o uso de psicotrópicos.
Uma paciente de 22 anos, sem uso de método contraceptivo, é vítima de estupro com ejaculação intravaginal 10 dias após ter menstruado. Dentro do protocolo de violência sexual contra a mulher, a droga com menos efeitos colaterais gastrintestinais e mais utilizada para anticoncepção de emergência dentro das primeiras 72 horas após o acidente é:
Gestantes portadoras da doença de Von Willebrand podem apresentar hemorragia uterina pós-parto. Além das medidas tocológicas a serem tomadas para coibir o sangramento, a infusão venosa mais adequada neste momento para estas pacientes é de:
Entre todas as patologias que se manifestam ou se agravam no decorrer da gravidez, a hipertensão é a mais frequente e que se acompanha de maior morbimortalidade materna e perinatal. As alterações estruturais nos rins e fígado maternos podem ser comumente representadas respectivamente por:
Uma primigesta de 23 anos em trabalho de parto no pré-parto de uma maternidade apresenta, ao exame de toque vaginal, colo uterino 100% apagado, dilatado de 6 cm, feto em apresentação cefálica e membranas amnióticas íntegras. No exame de cardiotocografia intra-parto o padrão é reativo e os batimentos cardiofetais estão a uma frequência de 144 batimentos por minuto. A atividade uterina em 10 minutos é de 6 contrações, com intensidade de 50 mmHg, duração de 60 segundos e com tônus uterino normal. Dentre as medidas maternas iniciais, a mais indicada a ser adotada pelo obstetra é:
Compartilhar