Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Homem de 23 anos apresenta quadro de dor em epigástrio há 48h com migração para FID e febre baixa. O cirurgião suspeitou de apendicite aguda e indicou a exploração com incisão de McBurney. Ao abrir o peritônio, o apêndice tinha aspecto normal, porém havia hiperemia e espessamento no íleo terminal e no mesentério, com digitação deste sobre a alça intestinal. Neste momento, qual o melhor procedimento do cirurgião?

A
Realizar a apendicectomia.
B
Realizar a biópsia do mesentério.
C
Realizar a enterectomia segmentar.
D
Realizar a enterectomia segmentar e apendicectomia.
E
Realizar a ileocolectomia.
Mãe primípara, em aleitamento materno exclusivo, traz seu filho com uma semana de vida para consulta. Sua queixa principal é diarreia. A criança toda vez que mama evacua e isto já aconteceu mais de 4 vezes hoje. O exame físico revela um recém-nascido sadio e sem sinais de desidratação. Qual é a conduta adequada?
Um menino de 7 anos de idade é acompanhado ao ambulatório de neuropediatra por apresentar epilepsia e faz uso rotineiro de ácido valproico (Depakene). Assinale a manifestação clinicolaboratorial que pode ser encontrada neste paciente, causada pelo anticonvulsivante em questão:
Homem, 69 anos, submetido à hernioplastia inguinal de emergência com tela de Marlex, por hérnia inguinoescrotal volumosa encarcerada, com deslizamento de sigmoide, retornou ao ambulatório após uma semana com dor, edema e aumento de volume do testículo ipsilateral. Qual o provável diagnóstico?
A cricotireoidostomia - acesso de via respiratória de emergência, está contraindicada em:
Compartilhar