Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Homem de 24 anos, chega ao pronto-socorro após acidente automobilístico apresentando politraumatismos com diversos ferimentos de risco para tétano. Tem esquema de vacinação atualizado, sendo que há dois anos fez o reforço de toxoide tetânico. Como profilaxia do tétano, a melhor conduta é:

A
Cuidados locais, pois a dose de reforço foi feita há menos de 5 anos.
B
Cuidados locais e toxoide tetânico.
C
Cuidados locais, soro antitetânico e antibióticos.
D
Cuidados locais, toxoide de reforço e soro antitetânico.
E
Imunoglobulina antitetânica.
Homem de 18 anos apresenta quadro de artrite em joelho esquerdo há 2 dias. A punção evidenciou um líquido turvo, com 100.000 células/mL sendo 87% de neutrófilos, sem a presença de cristais. Pode-se afirmar, que mais provavelmente, trata-se de quadro de:
Homem, 28 anos de idade, referiu presença há seis meses, de dor lombar que melhora com o movimento e piora com o repouso. É frequente acordar à noite devido à dor lombar. Ao exame físico, apresenta sinal de Patrick positivo à direita. O diagnóstico sindrômico e o melhor exame a ser solicitado para evidenciar o diagnóstico são:
O principal agente etiológico da artrite séptica no lactente é:
Paciente de 50 anos de idade vem consultar por dificuldades de marcha. Ao exame neurológico, percebe-se que a habilidade para caminhar em uma linha reta com a marcha pé-ante-pé está prejudicada. Esse achado está relacionado com que lesão na estrutura do SNC?
Compartilhar