Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Homem de 24 anos, chega ao pronto-socorro após acidente automobilístico apresentando politraumatismos com diversos ferimentos de risco para tétano. Tem esquema de vacinação atualizado, sendo que há dois anos fez o reforço de toxoide tetânico. Como profilaxia do tétano, a melhor conduta é:

A
Cuidados locais, pois a dose de reforço foi feita há menos de 5 anos.
B
Cuidados locais e toxoide tetânico.
C
Cuidados locais, soro antitetânico e antibióticos.
D
Cuidados locais, toxoide de reforço e soro antitetânico.
E
Imunoglobulina antitetânica.
A febre reumática ainda é uma doença prevalente em nosso meio que depende do manejo adequado por parte dos médicos para erradicá-la. Assim sendo, marque a afirmativa CORRETA:
Paciente de 19 anos, inicia quadro de dor pélvica há dois dias, associada a corrimento vaginal. Refere intercurso vaginal não protegido com desconhecido há cerca de 14 dias. A exame observa-se colo discretamente hiperemiado, dando saída a secreção purulenta. O toque vaginal mostrava-se extremamente doloroso, mas não havia sinais de irritação peritoneal. Sem queixas urinárias ou intestinais. O diagnóstico mais provável é:
É causa de ascite com Gradiente albumina soro-ascite (GASA) menor que 1,1 g/dl?
Manifesta-se sob a forma de oligoartrite assimétrica de membros inferiores, com cultura de líquido sinovial estéril e associada ao HLA-B27 em cerca de 60% dos pacientes?
Compartilhar