Questões na prática

Cirurgia

Homem de 24 anos, envolvido em acidente automobilístico, apresenta dor torácica bilateral e se mantém com hipóxia após administração de oxigênio por máscara. No Raio X de tórax realizado na emergência, apresenta infiltrado bilateral. Qual o provável diagnóstico?

Paciente de sexo masculino, 18 anos de idade, apresenta-se à clínica rural com náuseas, vômitos, anorexia, desconforto abdominal, mialgias e icterícia. Relata uso ocasional de álcool e sexualmente ativo. Descreve uso de heroína e cocaína "algumas vezes no passado". Trabalha como cozinheiro em um restaurante local. Perdeu cerca de 15,5 kg desde a última visita à clínica e parece emaciado, com aparência doentia. Ao exame, constata-se que apresenta esclera ictérica e fígado palpável e doloroso abaixo do rebordo costal direito. A respeito da hepatite aguda, qual das opções a seguir é verdadeira?
Durante a consulta ambulatorial, um homem de 40 anos de idade relatou episódios recorrentes de dor intensa na região periorbitária direita, associados a hiperemia conjutival, lacrimejamento, rinorreia e ptose palpebral que também ocorrem no lado direito; esses eventos têm duração de uma hora (dois episódios diários, geralmente noturnos que acordam o paciente). Ele informou também que fica até duas semanas sem cefaleia.No exame clínico, constataram-se ptose palpebral, miose e ausência de sudorese na hemiface direita. Considerando as informações acima, julgue o item que se segue. Prednisona é o tratamento medicamentoso mais recomendado para cefaleia do paciente em questão, na dose de 60 mg/dia.
Sobre a anestesia espinhal, é correto afirmar:
São consideradas possíveis intervenções para reduzir as mortes infantis por infecções respiratórias agudas (IRA) no Brasil, EXCETO:
Compartilhar