Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Infectologia

Nefrologia

Urologia

Homem de 25 anos, após trauma na bolsa escrotal, identificou nódulo no testículo esquerdo. Avaliação médica evidenciou um tumor testicular seminomatoso. Qual dos seguintes NÃO é fator de risco para esta neoplasia?

A
Vasectomia.
B
Criptorquidia.
C
Infecção pelo HIV.
D
História familiar positiva.
E
Síndrome de Down.
Sabendo-se que a hipertrofia ventricular esquerda é um fator de risco cardiovascular independente, as classes de drogas abaixo são capazes de auxiliar na redução da HVE, EXCETO:
Em um pronto-socorro dão entrada dois pacientes: uma jovem que, após ter terminado um relacionamento, fez uso de grande quantidade de etilenoglicol; e um escolar que acidentalmente ingeriu grande quantidade de ácido acetilsalicílico. Dentre os exames laboratoriais solicitados, chegaram às mãos do plantonista, os seguintes resultados respectivamente da jovem e do escolar:
Um paciente de 58 anos é admitido no CTI em função de um IAM com supradesnivelamento do segmento ST em parede infero-dorsal. Apesar de terapia trombolítica (t-PA) ser iniciada em um ?t compatível ( 4 horas desde o início da dor), não há sinais clínicos, eletrocardiográficos ou enzimáticos de reperfusão. O paciente, todavia, evolui bem, sem instabilidade hemodinâmica ou arritmias cardíacas. No 5º dia de evolução, porém, o paciente desenvolve dispneia súbita, associada a quadro de franco edema agudo de pulmão (EAP). Ao exame físico, além dos sinais próprios do EAP, está presente um intenso sopro sistólico (4+/6+) em ponta; a pressão arterial é de 100x60 mmHg, a frequencia cardíaca é de 120 bpm e a respiratória, 36 irpm. Todas as intervenções terapêuticas abaixo apresentadas foram consideradas, sendo apenas uma EQUIVOCADA. Assinale a conduta inadequada em razão do exposto:
O diagnóstico mais provável em uma paciente com hipertensão arterial, hipocalemia, masculinização. Apresentando ao USG massa de sete centímetros em suprarrenal.
Compartilhar