Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Homem de 25 anos, previamente hígido, apresentou quadro súbito de dor torácica esquerda, seguida de dispneia, o que o motivou a procurar o P.S. Ao exame físico, chama a atenção o murmúrio vesicular diminuído no lado esquerdo, frequência respiratória = 18 e à percussão som claro pulmonar. O provável diagnóstico é:

A
Tumor de mediastino.
B
Atelectasia por lesão endobrônquica.
C
Pneumotórax espontâneo primário.
D
Tromboembolismo pulmonar.
E
Infarto agudo do miocárdio.
Em relação à síndrome nefrótica, considere as assertivas abaixo quanto a sua veracidade: I- é caracterizada por edema, proteinúria acima de 3,0 g/dia, hipoalbuminemia e hipercolesterolemia. Nos casos severos, há um estado de hipercoagulabilidade que pode levar a trombose venosa profunda. II- o surgimento de edema é insidioso e, na avaliação do sedimento urinário, é comum o aumento do número de células (leucócitos e eritrócitos). III- a causa mais comum na infância é a glomerunefrite por lesões mínimas. Está indicado o tratamento inicial com corticoesteroide, sendo a biópsia renal indicada somente para os que não respondem ao tratamento. Assinale a alternativa correta:
Um paciente epiléptico geralmente faz diversos EEG. A maioria destes é normal, mas quando é alterado, esta alteração é bem própria de Epilepsia. Assim, podemos afirmar que o EEG possui:
A prenhez ectópica tubária que algumas vezes ultrapassa a 16ª semanas é:
Assinale a enfermidade que exemplifica vasculite que compromete, predominantemente, vasos de pequeno calibre:
Compartilhar