Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Homem de 25 anos vacinou-se contra rubéola em campanha nacional. Após 2 dias, sua esposa, que também tem 25 anos, confirmou gestação de cerca de 6 semanas. A conduta correta deve ser:

A
orientar sobre os riscos de rubéola congênita e indicar abortamento com autorização judicial.
B
aguardar 12 semanas para a realização de amniocentese com pesquisa de infecção fetal.
C
utilizar gamaglobulina hiperimune para a gestante para diminuir riscos e contágio.
D
solicitar sorologia para rubéola da mãe. Se a IgM estiver positiva, não há risco para feto.
E
seguir pré-natal de rotina.
Paciente de 78 anos, sexo masculino, diabético insulino-dependente, refere há 2 meses abaulamento em região inguinal direita aos esforços, com redução ao repouso e com desconforto local, mas sem dor. Ao exame físico, manobra de Valsava positiva. Para o quadro clínico acima exposto, é correto afirmar:
Em relação à Tetralogia de Fallot, assinale a alternativa CORRETA:
Febre é um dos principais motivos de consulta em pediatria, gerando um quadro acentuado de ansiedade e medo nos pais. Inúmeras são as possibilidades etiológicas da febre, bem como a gravidade do quadro que acompanha. Em relação à febre, verifica-se que:
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue o item a seguir. O coagulograma completo é dispensável, a menos que haja história pessoal ou familial de coagulopatia ou hepatopatia, em operações de grande porte ou vasculares e em pacientes que fazem uso de drogas que possam alterar a coagulação.
Compartilhar