Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Homem de 27 anos, vítima de queda de moto e resgatado por Unidade Avançada de Vida, do Corpo de Bombeiros, deu entrada na sala de emergência com via aérea definitiva estabelecida, e com diagnóstico de trauma de crânio grave. É correto afirmar que:

A
na ausência de trauma torácico grave e presença de instabilidade hemodinâmica o doente deve ser encaminhado rapidamente para realizar TC de crânio e posteriormente encaminhado ao centro cirúrgico para realizar laparotomia exploradora.
B
na presença de estabilidade hemodinâmica, o lavado peritoneal diagnóstico é contraindicado, sendo a tomografia computadorizada do abdome o método diagnóstico correto para determinar lesão intracavitária.
C
na presença de instabilidade hemodinâmica e suspeita de trauma abdominal contuso associado, o doente deve ser encaminhado ao centro cirúrgico para realizar laparotomia exploradora, devendo ainda ser acionada a equipe de neurocirurgia para avaliação e possível trepanação exploradora no ambiente cirúrgico.
D
na presença de normalidade hemodinâmica e após realizar diagnóstico de lesão hepática por tomografia computadorizada de abdome, a melhor conduta após avaliação e condução da equipe de neurocirurgia é o tratamento não operatório com internação do doente em UTI.
E
independente do quadro hemodinâmico o doente deve ser encaminhado para realizar tomografia computadorizada de abdome com triplo contraste a fim de determinar o diagnóstico e estabelecer melhor conduta posterior.
Em pacientes clínicos hospitalizados, NÃO é considerado fator de risco para tromboembolismo venoso:
Sobre a doença calculosa biliar, é CORRETO afirmar:
Você é responsável pelos cudados clínicos prestados a homem de 80 anos, internado com pneumonia e descompensação do diabete melitus. Durante as visitas hospitalares matinais rotineiras você encontra o paciente sonolento e, nas duas últimas noites, você tem recebido telefonemas da enfermeira do turno da noite, relatando que o paciente apresentou agitação ao entardecer, não aceitando os medicamentos ou alimentos por via oral. Sobre o quadro acima, é correto afirmar, EXCETO:
Qual a MELHOR escolha, entre as drogas abaixo, para tratamento de paciente do sexo masculino, de 70 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica, insuficiência cardíaca (classe funcional III) e insuficiência renal crônica não dialítica (clearance de creatinina = 35 ml/min), que tem glicemias de jejum acima de 200 mg/dl, em três ocasiões distintas, já com dieta para diabético?
Compartilhar